As diferentes faces do Boeing 747

De telescópio aéreo a super jato executivo, avião comercial mais famoso do mundo já assumiu diferentes formas em seus quase 50 anos de história
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando

Posto de combustível nos céus

Na década de 1970 a Boeing competiu por uma licitação da USAF por um novo avião de reabastecimento aéreo. A aeronave proposta foi o KC-33A, um 747-100 convertido em reabastecedor com uma sonda articulada na traseira.

O modelo realizou uma série de provas bem sucedidas de transferência de combustível para outras aeronaves, incluindo caças e até o mítico avião de espionagem SR-71 Blackbird. O jato da Boeing, contudo, acabou preterido pelo seu alto custo operacional e a USAF adquiriu o DC-10 Externder, baseado no trimotor McDonnell Douglas DC-10.

A USAF recusou o KC-33A, mas o Irã adquiriu 4 unidades antes da revolução islâmica de 1979 (USAF)
A USAF recusou o KC-33A, mas o Irã adquiriu 4 unidades antes da revolução islâmica de 1979 (USAF)

Mas o KC-33 teve um cliente: o Irã. Antes da Revolução Islâmica de 1979, quando a nação persa ainda era aliada dos EUA, o país encomendou quatro exemplares do 747 reabastecedor, que ainda seguem em operação.

Total
67
Shares
1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previous Post
O AH-1 Skyraider e sua arma "bioquímica" (Domínio Público)

EUA lançaram “bomba-privada” na Guerra do Vietnã

Next Post
Reconstrução do Boeing 747 da TWA

Boeing 747 da TWA reconstruído após acidente será desmontado

Related Posts