‘Cargueiro de ocasião’ da Azul, E195 pode levar 15 toneladas de carga

Modelo E195 adaptado pode transportar até 15 toneladas de carga; Azul prepara mais três aparelhos
Primeiro do mundo: Embraer E195 Classe F da Azul comporta 15 toneladas de carga (Azul)

Divisão de cargas da companhia Azul Linhas Aéreas, a Azul Cargo apresentou na última semana a primeira aeronave Classe F do mundo, baseada no jato de passageiros Embraer E195. Segundo a empresa, o modelo modificado pode transportar até 15 toneladas de carga.

A denominação Classe F indica que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine que antes servia ao transporte de passageiros. Não só isso, os volumes devem ser armazenados em contêineres resistentes ao calor e fogo e o interior do avião possui câmeras térmicas.

O projeto de transformação do E195 Classe F foi desenvolvido por equipes de engenharia da Azul e a adaptação da aeronave ficou a cargo da LHColus Tecnologia. Ao todo, o protótipo executou 12 testes de conceito, oito ensaios de barreira contra incêndio em solo e um voo de certificação com técnicos da ANAC. O modelo foi certificado para o uso comercial no começo de fevereiro e pode ser revertido para passageiros em pouco tempo.

“Ao longo das próximas semanas teremos 4 aeronaves E195 com essa nova configuração. Essas aeronaves trazem ainda mais flexibilidade para fortalecer a nossa malha e expandir os negócios logísticos para todo o país”, revelou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.

Cabine do E195 Classe F da Azul; modificação pode ser feita em apenas cinco dias (Azul)

Em função da pandemia de Covid-19, empresas aéreas brasileiras já estavam autorizadas pela ANAC, em caráter excepcional e temporário, a transportar cargas na cabine de aviões de passageiros. A configuração Classe F, por outro lado, gera um Certificado Suplementar de Tipo permanente e possibilidade o embarque de cargas mais volumosas.

Em resposta ao Airway, a Azul informou que o embarque de cargas na cabine é limitado pelas dimensões das portas da aeronave, concebida originalmente para receber passageiros. Segundo a companhia, o avião comporta a entrada de volumes com 1,10 metro de altura, 0,50 m de largura e 0,84 de comprimento.

AeronaveE195 AzulB737-800BCFA321P2FATR 72-600F
Comprimento38,65 m38 m44,51 m27,17 m
Carga paga máxima15.000 kg20.768 kg27.000 kg9.200 kg
Peso máximo de decolagem50790 kg79.000 kg93.500 kg23.000 kg
Range3200 km4.760 km3.800 km1.667 km
Relação carga paga vs peso máximo29,5%26,3%28,9%40,0%
Fonte: Azul, Boeing, Airbus e ATR

“Mantivemos os overhead bins instalados para garantir a versatilidade e maior velocidade nas reversões e configurações cargo para passageiro e passageiro para cargo. Estas reversões podem ser realizadas em um prazo de até cinco dias. Além disso, os bins são excelentes opções de compartimento para a acomodação de pequenos volumes/pacotes unitizados”, acrescentou a Azul.

Capacidade elevada

A conversão rápida desenvolvida pela Azul e sua parceira impressiona pela grande capacidade de carga paga. Com 15 toneladas a bordo, o E195 tem um peso máximo de decolagem de 50,8 toneladas, ou seja, uma proporção de 29,5% de carga útil.

Como comparação, o A321P2F, aeronave cargueira convertida de modelos de passageiros, pode transportar 27 toneladas para um peso máximo de decolagem de 93,5 toneladas (28,9%). Ou seja, o jato da Embraer leva mais carga proporcionalmente que o Airbus e numa distância significativa, de 3.200 km contra 3.800 km do modelo europeu, bem maior.

As restrições do projeto são inerentes à impossibilidade de transporte de containers padrão já que o jato não recebeu uma porta de carga nem reforço do piso, intervenções bem mais custosas e que impediriam sua reconversão para passageiros.

Nesse sentido, a Embraer estuda um programa de conversão mais agressivo, nos moldes do que fazem a Airbus e a Boeing e que deve dar origem a um cargueiro com capacidade para 14 toneladas de carga paga e um alcance de 2.000 milhas náuticas (3.700 km).

A Embraer estuda um programa de conversão definitiva dos E-Jets (Embraer)

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