Força Aérea Uruguaia revela primeiro A-29 Super Tucano em montagem na Embraer

País vizinho encomendou seis aeronaves de ataque leve cujas entregas devem ocorrer ainda no segundo semestre de 2025

Membros da Força Aérea Uruguaia e do governo posam ao lado do A-29
Membros da Força Aérea Uruguaia e do governo posam ao lado do A-29 (FAU)

A Força Aérea Uruguaia (FAU) publicou fotos de um de seus primeiros aviões de ataque leve A-29 Super Tucano ainda em fase de montagem nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Em uma postagem em rede social, a aeronave aparece apenas com a fuselagem e o estabilizador parcialmente montados. Integrantes da FAU posaram ao lado da aeroestrutura durante visita à Embraer.

O Uruguai anunciou a aquisição de seis A-29 no ano passado em dois lotes, o primeiro com apenas um avião em agosto e o segundo com as unidades restantes em janeiro de 2025.

Ilustração do A-29 com as cores da Força Aérea do Uruguai (Embraer)

Na Força Aérea, os Super Tucanos substituirão os antigos Cessna A-37 Dragonfly e IA-58 Pucará já a partir deste semestre.

Novos pedidos

A Embraer tem fechado vários acordos pela aeronave de treinamento avançado e apoio aéreo aproximado recentemente, após um longo hiato.

Entre os novos clientes do A-29 estão o Paraguai, que recebeu seus turboélices semanas atrás, o Uruguai com seis aviões, um país africano não revelado, que também fechou um pedido de seis unidades, e Portugal.

O país europeu se tornará o primeiro operador do A-29N, variante que atende aos requerimentos da OTAN. Um desses Super Tucanos voou pela primeira vez dias atrás e foi revelado pela Embraer durante a entrega do terceiro cargueiro KC-390 Millennium para a Força Aérea de Portugal.

Fuselagem de um dos seis Super Tucanos da Força Aérea Uruguaia (FAU)