Governo dos EUA dá aval para venda de seis helicópteros CH-47F Chinook aos Emirados Árabes Unidos
Pacote inclui armamentos, sistemas e suporte e atinge a cifra de US$ 1,32 bilhão. Autorização ocorre durante visita de Trump ao Golfo Pérsico

O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira de seis helicópteros Boeing CH-47F Chinook Bloco II aos Emirados Árabes Unidos.
O aval foi emitido na segunda-feira pela Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DAC), às vésperas da visita do presidente Donald Trump ao Golfo Pérsico. A autorização precisará ser ratificada pelo Congresso do país.
O pacote inclui também motores, armamentos, sistemas e suporte por um custo estimado de US$ 1,32 bilhão.
Os CH47F solicitados pelos Emirados Árabes Unidos serão equipados com sonda de reabastecimento ar-ar e tanques de combustível de longo alcance.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Os Emirados Árabes Unidos usarão esses ativos em operações de busca e salvamento, assistência em desastres, apoio humanitário e antiterrorismo”, disse a agência.
Além da Boeing serão contratadas a Honeywell Engine Company, que fornecerá os motores, entre outros fornecedores. O processo de venda deverá levar até 60 meses para implementação das aeronaves, treinamento e suporte logístico, entre outros.
Os Emirados Árabes Unidos já são operadores do Chinook, do qual possuem 28 helicópteros, segundo o World Air Forces 2025, da Flight Global.
Boa noite…
Sinceramente, não sei como o Brasil não adquiriu esse helicóptero até hoje. Não sei se é mesquinharia, falta de vontade, ou outra coisa que nem imaginamos.
Mas quando temos problemas com enchentes, desabamentos, incêndios florestais, dentre outras tragédias, vemos como ele seria necessário.