Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo recebe um T-27M Tucano modernizado

Aeronave foi entregue no dia 15 de setembro na sede do instituto em São José dos Campos, SP
T-27M chega ao IPEV (FAB)

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), sediado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, recebeu uma aeronave T-27M, matrícula FAB 1398, no dia 15 de setembro, informou a Força Aérea Brasileira.

A aeronave, versão modernizada do avião de treinamento Tucano, da Embraer, foi concluída no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, antes de seguir em voo até o IPEV.

A instituição, assim como o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) participam do projeto de modernização do Tucano, com ensaios que avaliam a funcionalidade, o desempenho e a confiabilidade dos novos sistemas, entre eles o “cockpit de vidro”.

O T-27M conta agora com a capacidade de realizar voos e aproximações para pouso baseados em posição de satélite além de ser apto a transmitir informações de posicionamento via ADS-B.

Aeronave FAB 1398 foi modernizada em Lagoa Santa (FAB)

“Essa modernização do T-27M contribui para elevar o nível da formação dos nossos cadetes e ressalta o alto grau de competência dos integrantes do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), IPEV e IFI. Ratifica, ainda, a excelência que buscamos como instituição, provendo equipamentos de última geração, alinhados com as demandas do século XXI. De forma marcante, o T-27M retorna para o DCTA, local onde foi concebido e desenvolvido para conquistar posição de destaque como aeronave de instrução”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do DCTA.

A FAB deve modernizar 42 aeronaves, que são usadas sobretudo na instrução de voo na Base Aérea de Pirassununga, também em São Paulo. Os primeiros T-27M foram entregues em dezembro do ano passado.

“No IPEV essa magnífica máquina também acompanhou várias gerações de pilotos e engenheiros que compartilharam momentos de tensão e de altíssima carga de trabalho na nobre missão de forjar as tripulações que hoje testam as modernas e recém-chegadas aeronaves da FAB, como os Gripens e o KC-390. T-27M: Seja muito bem-vindo ao IPEV e ao DCTA. Saiba que nossa ligação é anterior ao seu primeiro voo e que ainda teremos muitas horas para compartilharmos juntos na imensidão do céu, prevendo, formando e testando a Força Aérea do amanhã”, afirmou o Diretor do IPEV, Coronel Scarpari.

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