Piloto é demitida por filmar avião quase pousando em cima de outro

Volaris demitiu piloto por violar proibição de celular na cabine depois que ela gravou um quase acidente em aeroporto da Cidade do México
Airbus A320neo chega ao México com as cores da companhia Volaris (Airbus)
Dois Airbus A320neo da Volaris quase colidiram em aeroporto da Cidade do México (Airbus)

A empresa aérea mexicana Volaris demitiu uma piloto que filmou de dentro da sua cabine um quase acidente entre outros dois aviões da companhia no aeroporto Benito Juarez, da Cidade do México.

Segundo informou a Reuters, Libertad Salmeron teria sido demitida porque infringiu as regras ao usar um telefone quando não tinha permissão.

O incidente ocorreu no início de maio deste ano. A piloto Salmeron aguardava liberação de pista para decolar quando viu logo a sua frente um outro avião da mesma companhia se posicionando para decolar.

Tudo normal, mas logo em seguida a torre de comando do aeroporto liberou a mesma pista para pouso de uma terceira aeronave da Volaris. Ela teria alertado os pilotos do terceiro avião que a pista estava ocupada e teria pedido permissão ao seu superior para gravar um vídeo.

Na época, o vídeo do avião quase pousando em cima do outro circulou nas redes sociais sem um autor definido e acendeu um alerta nas autoridades para diversos quase acidentes no espaço aéreo mexicano.

Salmeron reconheceu em entrevistas que infringiu as diretrizes de segurança na cabine ao usar o telefone, mas alegou que sua aeronave tinha o freio acionado e não representava nenhum risco.

Mesmo assim, a Volaris decidiu demitir a piloto por não cumprir a regra do cockpit estéril. A regra foi criada para que os pilotos tenham foco total na aeronave enquanto estiverem abaixo de 10 mil pés, banindo qualquer atividade ou conversa que não esteja relacionada à aeronave.

Segurança aérea questionada

O México tem apresentado problemas no controle aéreo nos últimos anos. Em maio de 2021, os Estados Unidos retiraram a classificação de Categoria 1 de segurança aérea do México por diversas deficiências na operação. Desde então, o país tenta retomar a nota positiva mas ainda não obteve sucesso.

Após o quase acidente, o aeroporto Benito Juarez teve a operação reduzida e alguns voos foram relocados para outros aeroportos, incluindo um novo terminal aberto em março deste ano na Cidade do México.

Total
0
Shares
Previous Post

GOL venderá passagens para destinos operados pela Abaeté Linhas Aéreas

Next Post

Primeiro Boeing 787-9 da Lufthansa seguirá para Alemanha nesta segunda-feira

Related Posts
Total
0
Share