Porter Airlines passa a contar com primeiro simulador do E195-E2 na América do Norte

Uma das maiores clientes da Embraer, companhia aérea deve iniciar operação com o jato avançado no final do ano
O primeiro E195-E2 da Porter Airlines (Embraer)

A Porter Airlines se transformou em julho em uma das maiores clientes da nova família de jatos E2, da Embraer. A companhia aérea regional canadense havia encomendado 30 jatos E195-E2 em 2021, mas durante o Farnborough 2022, em julho, ampliou o pedido para 50 aeronaves.

Apenas a Azul possui uma encomenda maior, de 51 E195-E2, embora a empresa brasileira opere atualmente com nove desses aviões por meio de leasing.

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A entrada em serviço do E195-E2 na Porter Airlines será um marco para a empresa, que hoje opera apenas com turboélices Dash 8. Por conta disso, os preparativos para a chegada dos aviões da Embraer têm sido bastante extensos.

Atualmente, há pelo menos dois aviões prontos, um deles realizando testes de voo, como a própria empresa revelou em vídeo nesta semana. A entrega, no entanto, só deverá ocorrer no quarto trimestre, com o início de operação no final do ano.

Simulador de voo

Outro passo importante foi concluído pela empresa aérea nesta quinta-feira (1) quando o primeiro simulador do E195-E2 foi inaugurado pela FlightSafety International em Toronto.

Trata-se do primeiro simulador da aeronave na América do Norte e será usado para preparar os cerca de 650 pilotos da Porter, que além dos 50 jatos encomendados possui outras 50 opções de compra.

O simulador do E195-E2 em Toronto (Porter)

“Este é mais um passo em nossos planos de crescimento, pois os pilotos terão em breve a oportunidade de iniciar seu treinamento antes de nossos primeiros voos E195-E2 ainda este ano”, disse Paul Moreira, vice-presidente executivo e diretor de operações da Porter Airlines.

A Porter Airlines foi uma das primeiras empresas aéreas interessadas no A220, ainda quando era um projeto da também canadense Bombardier, o CSeries.

A companhia aérea chegou a fechar um acordo inicial, mas acabou preferindo o jato brasileiro como base para seu plano de expansão.

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