X-59 da NASA realiza primeiros testes de táxi antes do voo inaugural

Aeronave supersônica experimental avança para etapa final de ensaios em solo, com foco em voos silenciosos sobre áreas habitadas

Aeronave experimental X-59 inicia primeiros testes de taxiamento
Aeronave experimental X-59 inicia primeiros testes de taxiamento (NASA)

A NASA deu mais um passo rumo ao primeiro voo do X-59, sua aeronave experimental supersônica de baixo ruído, desenvolvida em parceria com a Lockheed Martin. No dia 10 de julho, a equipe da agência e engenheiros da fabricante realizaram com sucesso o primeiro teste de táxi em baixa velocidade na base da Força Aérea dos EUA (USAF), a Planta 42, em Palmdale, Califórnia.

Foi a primeira vez que o X-59 se moveu com potência própria, marcando o início da última fase de testes em solo. Nas próximas semanas, a aeronave realizará táxis em velocidades progressivamente mais altas, até chegar ao chamado “high-speed taxi test”, quando atingirá velocidade próxima à de decolagem — sem de fato sair do solo.

Durante os testes iniciais, o piloto de testes da NASA, Nils Larson, avaliou o comportamento da aeronave na pista, enquanto equipes de solo monitoravam sistemas como freios, direção e estabilidade. A checagem desses sistemas é essencial para garantir o controle total da aeronave antes do primeiro voo.

O X-59 é o pilar central da missão Quesst (sigla em inglês para “Quiet SuperSonic Technology”), que tem como objetivo demonstrar que é possível voar em velocidades supersônicas com impacto sonoro mínimo. A ideia é transformar o estrondo sônico tradicional em um som semelhante a um “baque” leve, possibilitando o retorno de voos comerciais supersônicos sobre áreas habitadas, hoje proibidos em diversos países.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O X-59 na Planta 42, em Palmdale (NASA)

Os dados coletados com os voos do X-59 serão compartilhados com autoridades regulatórias dos EUA e internacionais, como base para definir novos limites de ruído aceitáveis em voos supersônicos comerciais.

Voos comerciais supersônicos

O X-59 é fruto de uma parceria entre a NASA e a Lockheed Martin como parte da missão Quesst, que busca viabilizar voos comerciais supersônicos silenciosos. A aeronave foi projetada com um formato alongado e soluções aerodinâmicas que minimizam a onda de choque produzida ao ultrapassar a barreira do som — responsável pelo típico “estrondo sônico”.

Diferentemente do Concorde, que foi proibido de operar sobre áreas habitadas por conta do alto ruído, o X-59 pode produzir um som equivalente ao fechar de uma porta de carro, mesmo voando a mais de 1.200 km/h.

Se os testes forem bem-sucedidos, os dados técnicos coletados ajudarão a moldar regras mais flexíveis para esse tipo de voo, abrindo caminho para o surgimento de novos jatos comerciais supersônicos em rotas transcontinentais e sobre terra firme.