35 ou 36? Azul recebe mais um Embraer E195-E2, o quarto de 2025

Aeronave de matrícula PS-ADG chegou a Confins nesta semana para passar pelo processo burocrático antes de entrar em serviço

A foto de baixa resolução mostra o PS-ADG, nós juramos
A foto de baixa resolução mostra o PS-ADG, nós juramos (Azul Linhas Aéreas)

A Azul Linhas Aéreas recebeu mais um jato Embraer E195-E2 nesta semana, o quarto entregue pela fabricante brasileira em 2025.

A aeronave, de matrícula PS-ADG, deixou as instalações da Embraer e voou para Montevidéu, no Uruguai, antes de decolar para Confins na quarta-feira, 7.

Trata-se do processo burocrático necessário para que a aeronave dê entrada no país, algo que para um leigo soa como sem sentido, afinal o jato foi montado no Brasil.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Regulações à parte, o novo E195-E2 agora passará pelo processo de registro e certificação antes de iniciar operações pela companhia aérea.

Aeronave E195-E2 da Azul: empresa diz ter 36 deles, mas registros mostram 35 aviões (AeroportoBSB)

Como é tradição na Azul, o avião recebeu um nome, “Quanto Mais Azul, Melhor”. “A aquisição do E2 representa a confiança dos investidores e a renovação do compromisso da Companhia com uma operação eficiente e sustentável, reforçando a confiança da Azul no Brasil e na força da indústria nacional”, disse o presidente da Azul, Abhi Shah.

35º ou 36º jato E2?

O comunicado da Azul, no entanto, traz informações questionáveis. Segundo a empresa, o E195-E2 é o 36º do tipo em sua frota, contudo registros do Planespotters e do FlightRadar24 mostram um total de 35 aeronaves.

Outra afirmação imprecisa da companhia aérea alega que ela é atualmente “a maior operadora dos jatos modelo E195-E2, de última geração da Embraer.”

A frota de E2 da Azul é grande, mas não supera a da Porter Airlines (Mark Murdock)

Na verdade, a Porter Airlines, do Canadá, tem a maior frota de jatos E195-E2 do mundo, com 44 aeronaves, significativamente mais do que Azul.

Os canadenses têm 75 pedidos firmes enquanto a Azul possui um acordo para 51 aeronaves dos quais oficialmente não recebeu nenhum.

Nos dados disponibilizados pela Embraer, seus 35 (ou 36) E2 foram arrendados de terceiros.

Quem sabe a soma deles não a torna no futuro a maior operadora de fato…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *