35 ou 36? Azul recebe mais um Embraer E195-E2, o quarto de 2025
Aeronave de matrícula PS-ADG chegou a Confins nesta semana para passar pelo processo burocrático antes de entrar em serviço

A Azul Linhas Aéreas recebeu mais um jato Embraer E195-E2 nesta semana, o quarto entregue pela fabricante brasileira em 2025.
A aeronave, de matrícula PS-ADG, deixou as instalações da Embraer e voou para Montevidéu, no Uruguai, antes de decolar para Confins na quarta-feira, 7.
Trata-se do processo burocrático necessário para que a aeronave dê entrada no país, algo que para um leigo soa como sem sentido, afinal o jato foi montado no Brasil.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Regulações à parte, o novo E195-E2 agora passará pelo processo de registro e certificação antes de iniciar operações pela companhia aérea.

Como é tradição na Azul, o avião recebeu um nome, “Quanto Mais Azul, Melhor”. “A aquisição do E2 representa a confiança dos investidores e a renovação do compromisso da Companhia com uma operação eficiente e sustentável, reforçando a confiança da Azul no Brasil e na força da indústria nacional”, disse o presidente da Azul, Abhi Shah.
35º ou 36º jato E2?
O comunicado da Azul, no entanto, traz informações questionáveis. Segundo a empresa, o E195-E2 é o 36º do tipo em sua frota, contudo registros do Planespotters e do FlightRadar24 mostram um total de 35 aeronaves.
Outra afirmação imprecisa da companhia aérea alega que ela é atualmente “a maior operadora dos jatos modelo E195-E2, de última geração da Embraer.”

Na verdade, a Porter Airlines, do Canadá, tem a maior frota de jatos E195-E2 do mundo, com 44 aeronaves, significativamente mais do que Azul.
Os canadenses têm 75 pedidos firmes enquanto a Azul possui um acordo para 51 aeronaves dos quais oficialmente não recebeu nenhum.
Nos dados disponibilizados pela Embraer, seus 35 (ou 36) E2 foram arrendados de terceiros.
Quem sabe a soma deles não a torna no futuro a maior operadora de fato…