Serviço do Google de entregas por drones é liberado nos EUA

Wing Aviation, um projeto do Google X, recebeu autorização do FAA para operar em Virgínia
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
O drone da Wing Aviation nunca toca o solo durante as entregas (Divulgação)

Com menos de 40 mil habitantes, a pacata Blacksburg, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, agora conta com um serviço de entregas por drones. Elaine Chao, secretária do departamento de transportes do país, anunciou nesta semana que a agência de aviação civil dos EUA, o FAA, concedeu o certificado para operações da Wing Aviation, um projeto do Google X. A certificação permite que a companhia inicie a entrega de pacotes por veículos aéreos não tripulados (VANT).

A Wing Aviation conseguiu a certificação com ajuda da Mid-Atlantic Aviation Partnership (MAAP) da universidade Virginia Tech. A MAAP é especializada em ajudar empresas a obter aprovações do FAA para operações com VANTs em áreas povoadas.

O programa de certificação do projeto começou há cerca de dois anos e abre caminho para mais operações desse tipo nos EUA. “Este é um passo importante para o teste seguro e integração de drones em nossa economia”, disse Elaine. “A segurança continua sendo nossa prioridade número um, pois está tecnologia continua a se desenvolver para realizar todo o seu potencial.”

Os requisitos de segurança estabelecidos para a certificação foram definidos parcialmente com base em dados de milhares de operações com VANTs na Austrália, país pioneiro em serviços de entregas por drones.

A Wing Aviation testou seu serviço de entregas em Canberra, na Austrália, e em Helsinque, na Finlândia, onde os clientes podem solicitar itens por meio de um aplicativo e recebê-los em suas casas pelos drones. O status da entrega pode ser rastreado pelo app. Após a entrega ser concluída, o VANT retorna a sua base.

(Divulgação)
O drone do Google pode transportar pacotes de até 1,5 kg (Divulgação)

Os drones utilizados atualmente pela divisão do Google X pesam cerca de 5 kg e só podem transportar pacotes com até 1,5 kg.

Com a operação de drones certificada, os clientes poderão em breve fazer encomendas a partir do aplicativo da Wing Aviation. Testes do programa também estão em andamento no norte da Califórnia, que logo também deve autorizar o novo serviço de entregas pelos ares.

Veja mais: Startup britânica apresenta conceito de avião comercial híbrido

Total
0
Shares
Previous Post
(Airbus)

Jato executivo Airbus ACJ319neo completa primeiro voo

Next Post

Exército dos EUA testará cinco protótipos em programa de novo helicóptero de escolta

Related Posts
Total
0
Share