A320neo ‘atrapalha’ entregas de aviões comerciais da Airbus em 2025

Aeronave está 32% abaixo do nível do ano passado em entregas. Fabricante relata ter muitos ‘planadores’ em suas fábricas

A320neo
A320neo (Airbus)

A Airbus entregou apenas 55 aeronaves comerciais em abril, seis a menos do que no mesmo mês de 2024 e 15 abaixo de março. A empresa tem relatado dificuldades com a cadeia de suprimentos que devem perdurar até ao menos julho.

Foram entregues no mês passado 27 A321neo, 15 A320neo, seis A220-300, três A350-900, dois A330-900, um A220-100 e um A350-1000.

De janeiro a abril, a Airbus chegou a 192 entregas, ou 11 menos do que em 2024 (queda de 5,4%).

A despeito do resultado, a empresa reafirmou nos últimos dias que vai manter a meta de 820 entregas em 2025, apostando numa melhora no segundo semestre.

Em coletiva de resultados, Guillaume Faury, CEO da Airbus, revelou que havia 17 aeronaves da família A320neo estacionadas em suas instalações sem os motores CFM Leap-1, aviões apelidados de ‘planadores’.

A Croatia Airlines foi umas das empresas que recebeu o A220 em abril (Croatia Airlines)

Família A220 em alta

De fato, o modelo A320neo tem puxado os números para baixo este ano. Enquanto a versão maior, A321neo, entregou um avião a mais que em 2024, o jato de porte intermediário está 32% abaixo do nível do  ano passado.

Foram 52 entregas até aqui contra 76 em 2024, ano em que o volume já apresentava queda.

Outras duas aeronaves estão com números negativos, o A350-1000 e o A330-900, mas os widebodies têm baixa influência nos resultados gerais.

Na outra ponta, o destaque é a família A220, que já entregou 60% mais neste ano (24 contra 15 aviões), sobretudo o A220-300, com 22 entregas.

Curiosamente, o A319neo, variante de baixa procura, entregou cinco aviões contra zero em 2024 até aqui.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *