A320neo ‘atrapalha’ entregas de aviões comerciais da Airbus em 2025

Aeronave está 32% abaixo do nível do ano passado em entregas. Fabricante relata ter muitos ‘planadores’ em suas fábricas

A320neo
A320neo (Airbus)

A Airbus entregou apenas 55 aeronaves comerciais em abril, seis a menos do que no mesmo mês de 2024 e 15 abaixo de março. A empresa tem relatado dificuldades com a cadeia de suprimentos que devem perdurar até ao menos julho.

Foram entregues no mês passado 27 A321neo, 15 A320neo, seis A220-300, três A350-900, dois A330-900, um A220-100 e um A350-1000.

De janeiro a abril, a Airbus chegou a 192 entregas, ou 11 menos do que em 2024 (queda de 5,4%).

A despeito do resultado, a empresa reafirmou nos últimos dias que vai manter a meta de 820 entregas em 2025, apostando numa melhora no segundo semestre.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Em coletiva de resultados, Guillaume Faury, CEO da Airbus, revelou que havia 17 aeronaves da família A320neo estacionadas em suas instalações sem os motores CFM Leap-1, aviões apelidados de ‘planadores’.

A Croatia Airlines foi umas das empresas que recebeu o A220 em abril (Croatia Airlines)

Família A220 em alta

De fato, o modelo A320neo tem puxado os números para baixo este ano. Enquanto a versão maior, A321neo, entregou um avião a mais que em 2024, o jato de porte intermediário está 32% abaixo do nível do  ano passado.

Foram 52 entregas até aqui contra 76 em 2024, ano em que o volume já apresentava queda.

Outras duas aeronaves estão com números negativos, o A350-1000 e o A330-900, mas os widebodies têm baixa influência nos resultados gerais.

Na outra ponta, o destaque é a família A220, que já entregou 60% mais neste ano (24 contra 15 aviões), sobretudo o A220-300, com 22 entregas.

Curiosamente, o A319neo, variante de baixa procura, entregou cinco aviões contra zero em 2024 até aqui.