Aerolíneas Argentinas voltará a ter aviões cargueiros após 16 anos

Companhia aérea estatal fechou um acordo para receber dois Boeing 737-800BCF em 2023
Boeing 737-800BCF: 22 toneladas de carga paga (Boeing)

A Aerolíneas Argentinas anunciou nesta sexta-feira, 30, que fará o leasing de dois jatos cargueiros Boeing 737-800BCF, quebrando um tabu de 16 anos em que a companhia aérea não teve aeronaves exclusivas de carga em sua frota.

A mudança de estratégia foi motivada por um acordo assinado com o grupo argentino Mirgor, que utilizará a Aerolíneas para transportar mercadorias no país.

Com capacidade para transportar até 22 toneladas de carga, o 737-800BCF é uma aeronave de passageiros convertida pela própria Boeing para cargueira.

É baseada na série NG do 737, bastante numerosa no mundo e que tem sido substituída em algumas empresas aéreas pelo 737 MAX. A Gol é uma das transportadas que está colocando isso em prática, tendo recebido seus primeiros 737-800BCF neste ano.

Em post no Twitter, Pablo Cerioni, CEO da Aerolíneas Argentinas, não detalhou em que estágio está o contrato de leasing, mas antecipou que as aeronaves chegarão já em 2023.

A partir do contrato firmado no dia de ontem, a linha aérea de bandeira realizará as operações logísticas de carga da empresa Mirgor, o que nos permite incorporar os aviões de carga B737-800“, disse o executivo.

O Boeing 737-300 LV-BBZ teria sido a última aeronave cargueira da Aerolíneas (Aeroprints)

Boeing 737-300 cargueiro

A última aeronave puramente cargueira operada pela Aerolíneas Argentinas teria sido um Boeing 737-300 convertido para carga em 1992 e que chegou à companhia aérea em 2005.

A passagem do 737-300F de matrícula LV-BBZ pela Aerolíneas, no entanto, foi efêmera: um ano depois, em 2006, o jato alugado pela empresa Ansett Worldwide foi devolvido.

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