Aeromot prepara nova fábrica de aviões no Rio Grande do Sul

Empresa de Porto Alegre assina acordo com o governo do RS para viabilizar um centro tecnológico e uma unidade de montagem em Guaíba
A Aeromot é o representante oficial da Diamond Aicraft no Brasil (Aeromot)

Uma das empresas mais antigas do setor aeroespacial brasileiro, a Aeromot assinou na quarta-feira (29) um protocolo de intenções com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para viabilizar um centro tecnológico e uma unidade de montagem de aeronaves no Distrito Industrial de Guaíba.

O acordo da Aeromot com o governo do RS prevê investimentos na ordem de R$ 300 milhões. Na primeira fase do projeto, a empresa receberá um aporte de cerca de R$ 80 milhões do estado.

“Esse centro de desenvolvimento tecnológico e de montagem de aviões é a concretização de um plano muito bem embasado, planejado e que busca retomar o protagonismo do Rio Grande do Sul no mercado aeronáutico”, disse o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha.

De acordo com a empresa, as obras da unidade em Guaíba devem começar em 2023. A Aeromot prevê que a nova instalação deve gerar aproximadamente 1.300 empregos, sendo 500 diretos e 800 indiretos.

Além de montar aeronaves, o empreendimento também terá capacidade para produzir componentes aeronáuticos e abrigar projetos de offset com transferência de tecnologia. A Aeromot, no entanto, ainda não especificou qual ou quais aviões serão montados na nova unidade. A empresa ainda não respondeu aos pedidos de comentários do AIRWAY.

O motoplanador Ximango é o produto mais conhecido da Aeromot; modelo foi produzido entre 1986 e 2007 (Aeromot)

Aero o que?

Fundada em 1967 (dois anos antes que a Embraer), a Aeromot Aeronaves e Motores, sediada em Porto Alegre (RS), é um grupo empresarial brasileiro especializado em serviços aeronáuticos. No passado, a empresa também atuou como fabricante de aviões, com destaque para o motoplanador AMT-100 Ximango e o monomotor de instrução AMT-600 Guri.

Atualmente, os principais negócios da Aeromot são serviços de manuntenção aeronáutica, desenvolvimento de projetos de integração de sistemas e fabricação de peças. A empresa também é o representante exclusivo da fabricante austro-canadense Diamond Aircraft no mercado brasileiro.

A Aeromot é o representante oficial da Diamond Aircraft no Brasil (Divulgação)

Por deter capacidades e competências de grande interesse estratégico do país, a Aeromot está listada como uma empresa estratégica pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Total
1
Shares
Previous Post

Concessionária de Viracopos conclui entrega do Píer B do aeroporto

Next Post

“Clone” do F-22, caça sul-coreano KF-21 vai decolar em 22 de julho

Related Posts
Total
1
Share