Aeroporto de Lima é mais um a ganhar terminal capaz de ofuscar Guarulhos

Novo terminal terá capacidade para 30 milhões de passageiros por ano, com previsão de chegar até 60 milhões. Inauguração está prevista para junho
NewLIM
Render do novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima: capacidade inicial para 30 milhões de passageiros por ano (Fraport AG)

As autoridades aeronáuticas peruanas anunciaram que o novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) de Lima será inaugurado no dia 1º de junho, marcando o fim de uma longa espera na expansão do aeroporto peruano.

Em entrevista ao Canal N, a presidente do Organismo Supervisor de la Inversión en Infraestructura de Transporte de Uso Público (OSTRAN) Verónica Zambrano afirmou que o “aeroporto Jorge Chávez já está em condições de entrar em operação porque, como indicamos em nosso último relatório, não existem mais pendências críticas que impedem o início das operações”.

As novas instalações de LIM, que incluem terminal de passageiros, torre de controle, segunda pista e acessos fazem o ser praticamente um novo aeroporto para a capital peruana, e o início de um desfecho que começou há mais de 24 anos, quando a Lima Airport Partners (LAP), formada pela Frankfurt Airport AG e International Finance Corporation, assumiu a concessão do aeroporto e com obrigações de fazer um novo terminal e a segunda pista.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

LATAM_LIM
Lima é uma das principais bases da LATAM, com voos para América Latina, Estados Unidos e Europa (Joe Wallace).

Para a expansão, a concessionária esperou que o governo peruano desapropriasse as terras ao redor do aeroporto, processo que levou quase 20 anos.

Além disso, o governo não cumpriu uma série de contrapartidas da obra, como a criação de um novo acesso ao aeroporto sobre o Rio Rímac e uma via expressa de acesso. A solução foi criar pontes temporárias e usar a rede viária existente, o que muitos especialistas temem em que o trânsito da cidade de Callao – onde situa o aeroporto – afete o deslocamento entre os passageiros.

Ameaça à Guarulhos?

O novo terminal tem capacidade para 30 milhões de passageiros por ano, mas capaz de ser expandido até 60 milhões. Atualmente o terminal de LIM tem movimento de 24,5 milhões, o dobro de sua capacidade e sendo o quarto mais movimentado da América do Sul, atrás de Bogotá (45,8), São Paulo-Guarulhos (43,5) e Santiago (25,8).

LIM_2020
Vista aérea do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em março de 2020, antes das obras do novo terminal e da segunda pista (Ministério da Defesa del Perú).

Com localização estratégica entre as rotas do Cone Sul com a América do Norte, Lima pode aumentar sua importância na aviação sul-americana nos próximos anos.

Com novas instalações, Lima quer recuperar a posição de Melhor Aeroporto da América Latina, quando foi campeã entre 2006 e 2015 pela Skytrax, além de ganhar mais duas vezes em 2019 e 2020, e que atualmente perdeu a posição para o Aeroporto El Dorado, de Bogotá.

O novo terminal também significa mais pressão sobre o Aeroporto de Guarulhos no longo prazo, uma vez que o terminal paulista vem apresentando limitações de crescimento devido ao entorno urbanizado e a ausência de ampliação das acomodações, com a última significativa foi com o Terminal 3 em 2014.

Aeroporto de Guarulhos (GRUAirport)
Aeroporto de Guarulhos (GRUAirport)

A concessionária GRU Airport está em meio ao projeto de expansão das instalações com a futura construção de novos píers para aliviar a demanda, que já atingiu os níveis pré-pandemia.

No entanto, Guarulhos carece de um esquema de pistas independente como terá Lima e que já existem em El Dorado e também no novo aeroporto mexicano de Felipe Ángeles.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Airbus A320 da Avion Express

Depois do Brasil, companhia aérea Avion Express terá subsidiária no México 

Related Posts