Aeroporto dos Amarais, em Campinas, agora recebe jatos executivos

Pista do aeródromo foi ampliada e homologada para 1.650 metros, o suficiente para receber jatos executivos de grande porte
A Rede Voa assumiu a gestão do Aeroporto dos Amarais em 2017 (Divulgação)

Terminal aéreo que recebia apenas poucos e decolagens de aviões de pequeno porte da aviação geral, o Aeroporto dos Amarais, em Campinas (SP), agora tem capacidade para atender jatos executivos. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (29) pela Rede VOA, concessionária do aeródromo, que estendeu em 400 metros a pista, certificando a nova extensão para 1.650 m.

Com a ampliação, a pista do Aeroporto dos Amarais está habilitada para receber até jatos executivos de médio e grande porte, como os modelos Bombardier Global 6000 e o Gulfstream G650, segundo a concessionária.

Embora tivesse 1.650 m de comprimento, somente 1.200 m da pista do Aeroporto dos Amarais estava homologada para pousos e decolagens. Para se adequar a maior capacidade, a Rede Voa realizou obras para eliminar obstáculos na zona aeroportuária e limitações de faixa de segurança lateral, além de melhorar as condições do asfalto do aeródromo e sinalizações horizontais.

Outras obras realizadas incluem recuperação do pavimento de pista, pátios e acessos; infraestrutura de hangares; ampliação do terminal de passageiros; sinalização diurna e APAPI (instrumentação para operação de pouso na rampa de aproximação), implantação e EPTA- Categoria A, com estação meteorológica, sistema de câmeras de monitoramento, bombeiros e equipe brigadista.

O Gulfstream G650 "básico" tem preço inicial na casa dos R$ 224 milhões (Gulfstream)
O aeroporto em Campinas agora recebe jatos executivos de grande porte, como o Gulfstream G650 (Gulfstream)

Para Marcel Moure, presidente da Rede Voa, a ampliação da capacidade da pista em Amarais abre novas oportunidades para o aeroporto. “Novas empresas poderão vir a se estabelecer na zona aeroportuária, beneficiando-se destas melhorias, criando empregos e gerando negócios, além de aeronaves que nunca pousaram em Amarais começarem a ser deslocadas para cá, como rota alternativa.”

Concessionária de 16 aeroportos no Estado de São Paulo, a Rede Voa assumiu a gestão do terminal aéreo de Amarais em 2017. Desde então, a empresa investiu R$ 8 milhões no aeródromo na zona norte de Campinas que estavam previstas no contrato de concessão junto à Agência de Transporte do Estado de São Paulo, além de R$ 1,5 milhão em melhorias não previstas no acordo.

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