A London City Airport (LCY) , operadora do aeroporto localizado próximo ao centro de Londres, protocolou um pedido à “ANAC britânica” (CAA) para alterar as atuais regras de operação.
A ideia é revisar o procedimento de pouso, conhecido como “steep approach” (aproximação íngreme), para permitir a operação do Airbus A320neo e assim ampliar a capacidade de passageiros no aeroporto.

Atualmente, o procedimento de voo vigente limita as aproximações a uma rampa de 5,5º, na qual apenas os Embraer E-Jets e o Airbus A220 conseguem atender.
Como podem levar até cerca de 150 passageiros, essas aeronaves limitam a capacidade do aeroporto, que possui restrições operacionais mais severas.
O A320neo, pode levar por volta de 180 passageiros e voa cerca de 1.000 km a mais que os dois modelos hoje mais comuns no London City.

Território da Embraer
Em agosto de 2024, o governo britânico aprovou os planos de expansão do aeroporto, que passou a ter um teto de 9 milhões de passageiros em vez dos atuais 6,5 milhões.
No entanto, a autorização não incluiu mais voos por ano nem a implantação de infraestrutura nova. Ou seja, o único caminho que restou à operadora é tentar operar aeronaves maiores.
Atualmente, o E195-E2 e o A220-300 são os maiores jatos permitidos. A suíça Helvetic Airways voa com o E190-E2 e o E195-E2 enquanto a ITA Airways e Swiss operam com o A220-100.
A maioria dos voos, entretanto, é feita com E-Jets de primeira geração, sobretudo da British Airways e KLM Cityhopper.

Mesmo que a CAA autorize a mudança, será preciso seguir um novo procedimento operacional, com certificação para pouso e decolagem no aeroporto e treinamento dos tripulantes.
“A potencial introdução da aeronave A320neo no Aeroporto London City é incrivelmente empolgante. Ela ampliaria a gama de destinos de lazer para nossos passageiros, permitiria o crescimento sem aumentar o número de movimentos de voo, proporcionaria o crescimento econômico muito necessário e aceleraria o reabastecimento para aeronaves mais limpas, silenciosas e de nova geração”, disse Alison FitzGerald, CEO do Aeroporto London City.