Aeroporto londrino dominado pela Embraer quer receber jatos A320neo

London City Airport busca abrir exceção para operar aviões maiores que o E195-E2 e o Airbus A220
Airbus A320neo (Airbus)
Airbus A320neo (Airbus)

A London City Airport (LCY) , operadora do aeroporto localizado próximo ao centro de Londres, protocolou um pedido à “ANAC britânica” (CAA) para alterar as atuais regras de operação.

A ideia é revisar o procedimento de pouso, conhecido como “steep approach” (aproximação íngreme), para permitir a operação do Airbus A320neo e assim ampliar a capacidade de passageiros no aeroporto.

O Aeroporto London City, em Londres: restrições de aeronaves e espaço maior da mancha urbana (LCA)

Atualmente, o procedimento de voo vigente limita as aproximações a uma rampa de 5,5º, na qual apenas os Embraer E-Jets e o Airbus A220 conseguem atender.

Como podem levar até cerca de 150 passageiros, essas aeronaves limitam a capacidade do aeroporto, que possui restrições operacionais mais severas.

O A320neo, pode levar por volta de 180 passageiros e voa cerca de 1.000 km a mais que os dois modelos hoje mais comuns no London City.

O E195-E2 em sua primeira visita ao London City Airport em 2022 (Embraer)

Território da Embraer

Em agosto de 2024, o governo britânico aprovou os planos de expansão do aeroporto, que passou a ter um teto de 9 milhões de passageiros em vez dos atuais 6,5 milhões.

No entanto, a autorização não incluiu mais voos por ano nem a implantação de infraestrutura nova. Ou seja, o único caminho que restou à operadora é tentar operar aeronaves maiores.

Atualmente, o E195-E2 e o A220-300 são os maiores jatos permitidos. A suíça Helvetic Airways voa com o E190-E2 e o E195-E2 enquanto a ITA Airways e Swiss operam com o A220-100.

A maioria dos voos, entretanto, é feita com E-Jets de primeira geração, sobretudo da British Airways e KLM Cityhopper.

Airbus A220 no London City Airport

Mesmo que a CAA autorize a mudança, será preciso seguir um novo procedimento operacional, com certificação para pouso e decolagem no aeroporto e treinamento dos tripulantes.

“A potencial introdução da aeronave A320neo no Aeroporto London City é incrivelmente empolgante. Ela ampliaria a gama de destinos de lazer para nossos passageiros, permitiria o crescimento sem aumentar o número de movimentos de voo, proporcionaria o crescimento econômico muito necessário e aceleraria o reabastecimento para aeronaves mais limpas, silenciosas e de nova geração”, disse Alison FitzGerald, CEO do Aeroporto London City.

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