Air China conclui primeiro voo internacional com jato COMAC C909
Aeronave de 90 assentos assumiu a rota entre Hohhot Baita e Ulaanbaatar, na Mongólia, na terça-feira. Frota do modelo chinês chegou a 166 aeronaves

A Air China realizou nesta terça-feira, 1º de julho, o primeiro voo internacional de um de seus COMAC C909, jato regional de 90 assentos desenvolvido na China.
A rota escolhida pela empresa aérea foi entre a cidade de Hohhot Baita, na região autônoma da Mongólia Interior, e Ulaanbaatar, na Mongólia, até então só operada pela MIAT Mongolian Airlines.
Desenvolvido inicialmente com suporte de empresas ocidentais, o C909 (antigo ARJ21) tornou-se a primeira aeronave comercial produzida na China em grande escala.

Atualmente há 166 aeronaves em serviço, 35 delas na Air China. Segundo a COMAC, a frota já transportou mais de 24 milhões de passageiros em cerca de 700 rotas durante os nove anos em operação.
Enquanto o maior e mais moderno C919 não vê sua produção ganhar volume, a fabricante estatal tem investido no C909 para abrir novos negócios como uma variante cargueira.
Mas é na busca por operadores estrangeiros que a COMAC mais se dedica. Atualmente há três companhias aéreas fora da China voando com o jato regional, a TransNusa, da Indonésia, a LAO Airlines e a VietJet, esta última por meio de leasing molhado.

A Air China tem sido uma das maiores apoiadoras das aeronaves da COMAC e não poderia ser diferente já que ambas são controladas pelo governo de Xi Jinping.
Além de voar com o C909 e o C919, a Air China também assumiu o posto de cliente lançadora do C929, primeiro widebody totalmente desenvolvido no país e que ainda está na fase final de projeto.