Air China conclui primeiro voo internacional com jato COMAC C909

Aeronave de 90 assentos assumiu a rota entre Hohhot Baita e Ulaanbaatar, na Mongólia, na terça-feira. Frota do modelo chinês chegou a 166 aeronaves

Primeiro voo internacional de um C909 da Air China
Primeiro voo internacional de um C909 da Air China (Air China)

A Air China realizou nesta terça-feira, 1º de julho, o primeiro voo internacional de um de seus COMAC C909, jato regional de 90 assentos desenvolvido na China.

A rota escolhida pela empresa aérea foi entre a cidade de Hohhot Baita, na região autônoma da Mongólia Interior, e Ulaanbaatar, na Mongólia, até então só operada pela MIAT Mongolian Airlines.

Desenvolvido inicialmente com suporte de empresas ocidentais, o C909 (antigo ARJ21) tornou-se a primeira aeronave comercial produzida na China em grande escala.

Jato C909 foi recebido com festa na Mongólia (Air China)

Atualmente há 166 aeronaves em serviço, 35 delas na Air China. Segundo a COMAC, a frota já transportou mais de 24 milhões de passageiros em cerca de 700 rotas durante os nove anos em operação.

Enquanto o maior e mais moderno C919 não vê sua produção ganhar volume, a fabricante estatal tem investido no C909 para abrir novos negócios como uma variante cargueira.

Mas é na busca por operadores estrangeiros que a COMAC mais se dedica. Atualmente há três companhias aéreas fora da China voando com o jato regional, a TransNusa, da Indonésia, a LAO Airlines e a VietJet, esta última por meio de leasing molhado.

Voo partiu do norte da China com destino a Mongólia (Air China)

A Air China tem sido uma das maiores apoiadoras das aeronaves da COMAC e não poderia ser diferente já que ambas são controladas pelo governo de Xi Jinping.

Além de voar com o C909 e o C919, a Air China também assumiu o posto de cliente lançadora do C929, primeiro widebody totalmente desenvolvido no país e que ainda está na fase final de projeto.