Air France-KLM terá maior parte das ações da SAS a partir de 2026
Grupo franco-holandês, que assumiu 20% da empresa aérea no ano passado, revelou planos de comprar ações da Castlelake e Lind Invest e chegar a 60,5% de participação

A SAS Scandinavian Airlines terá a maior parte das suas ações nas mãos do Grupo Air France-KLM a partir do segundo semestre de 2026.
A empresa franco-holandesa revelou nesta sexta-feira, 4, planos de adquirir ações da Castlelake e Lind Invest para elevar sua participação de 19,9% para 60,5%, tornando-se assim a principal acionista da empresa aérea.
“A Air France-KLM se tornar a proprietária majoritária marcará um momento decisivo para a SAS e um forte sinal de confiança na direção que estamos tomando”, disse Anko van der Werff, presidente e CEO da SAS.
A intenção da Air France-KLM já era esperada desde que a empresa se tornou parte do consórcio que assumiu a SAS em sua saída do Capítulo 11 no ano passado.

O mercado de aviação comercial na Europa passa por um longo processo de consolidação, com a formação de grandes grupos de companhias aéreas.
No começo do ano, a Lufthansa trouxe para seu grupo a ITA Airways após adquirir uma participação menor do governo italiano, mas os planos também são de assumir o controle da empresa aérea que tomou o lugar da Alitalia.
As próximas disputas na mesa são uma participação da transportadora de lazer Air Europa e o leilão pela TAP Air Portugal, hoje uma empresa estatal.
Renovação de frota
Para a SAS, a maior integração com a Air France-KLM deve trazer benefícios para sua malha aérea baseada no hub de Copenhagen.
A empresa aérea deixou a Star Alliance para ser membro da Skyteam além de assinar um acordo de code-share com a Delta Air Lines, empresa aérea dos EUA que é muito próxima do grupo franco-holandês.

Dias atras, a SAS anunciou uma surpreendente aquisição de até 55 jatos Embraer E195-E2 que serão entregues entre 2027 e 2031 e passarão a realizar boa parte dos voos da empresa aérea dentro da Europa.
Air France-KLM vai ter uma participação maior na SAS
Anko van der Werff, CEO da SAS, e Benjamin Smith, chefe-executivo da Air France-KLM