AirAsia opta pelo 50 A321XLR, mas ainda vai decidir entre o A220 e o Embraer E2
Empresa aérea de baixo custo da Malásia assinou Memorando de Entendimento com a Airbus para até 70 aeronaves de ultra longo alcance na sexta-feira

Vários sites que espalham desinformação em busca de cliques anunciaram que a “Embraer foi derrotada pela Airbus” numa encomenda da AirAsia, mas a informação é falsa.
A empresa aérea de baixo custo da Malásia assinou um pré-acordo com a Airbus, mas para até 70 jatos A321XLR, aeronave que não concorre com os modelos E2 brasileiros.
O Memorando de Entedimento (MoU) inclui 50 pedidos firmes e 20 opções de compra, segundo a empresa aérea. Com essa frota, a AirAsia pretende expandir os voos internacionais para destinos que hoje são impossíveis de serem atendidos com aviões de um corredor.
Disputa entre Airbus e Embraer terá desfecho no começo de agosto
A concorrência para até 150 jatos com cerca de 140 assentos, no entanto, ainda está aberta. É nela que Airbus, com o A220, e a Embraer, com os E2, realmente estão disputando.
Segundo o CEO da empresa, Tony Fernandes, o novo anúncio é esperado dentro de um mês, ou seja, no início de agosto.
A transportadora está em meio a um plano de longo prazo de expansão e modernização após passar por um processo de restruturação financeira.

A despeito das conversas com a fabricante brasileira, o favoritismo da Airbus é enorme já que a AirAsia opera uma frota de aeronaves da empresa europeia.
O Grupo AirAsia tem ramificações nas Filipinas, Indonésia e Tailândia que, somados à matriz malaia, reúnem 254 aeronaves na frota, sendo 208 A320 (40 deles do modelo A320neo), 18 A321 (15 A321neo entre eles) e 28 A330-300.
A empresa tem um pedido de 15 A330neo pendente, mas cujas entregas foram suspensas.