Airbus abre nova linha de montagem do A320 no local onde fazia o gigante A380

Nova linha de montagem final na fábrica da Airbus em Toulouse vai apoiar o aumento da produção do A321
A Airbus produz o A320 na França, Alemanha, EUA e China (Airbus)

Jato comercial mais vendido da atualidade, a Família A320 ganhou mais um local para ser produzido. A Airbus inaugurou hoje (10) uma nova Linha de Montagem Final (FAL, na sigla em inglês) da aeronave na fábrica em Toulouse, na França.

“A inauguração desta nova linha de montagem final compatível com A321 em Toulouse representa outro marco na modernização contínua de nosso sistema industrial global. Este FAL contribuirá para o aumento da taxa de produção em andamento para 75 aeronaves da Família A320 por mês em 2026, atendendo ao aumento da demanda por A321s, que atualmente representa cerca de 60% da carteira total de pedidos da Família A320”, disse o CEO da Airbus, Guillaume Faury.

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A nova linha de montagem em Toulouse é a segunda FAL da Família A320 na fábrica francesa do grupo aeroespacial europeu. Os jatos de um corredor são finalizados em outras quatro FALs da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, duas em Mobile, nos Estados Unidos, e outras duas em Tianjin, na China. Atualmente, a fabricante produz cerca de 45 jatos da série por mês.

De acordo com o CEO da Airbus, todas as  linhas de produção da Família A320 serão “capazes de montar o A321”.

Antiga casa do A380

A nova FAL dos jatos A320 em Toulouse foi instalada no prédio “Jean-Luc Lagardère”. Era nesse local que a Airbus montava o A380, o maior avião de passageiros da história que saiu de produção em 2021.

Nova linha de montagem do A320 em Toulouse aproveita o espaço deixado pelo A380, que saiu de produção (Airbus)

De acordo com a Airbus, as atividades na nova linha começaram no final de 2022, com a montagem das primeiras seções de fuselagem de um A321. A conclusão desse modelo deverá ocorrer até o final deste ano.

A Airbus ainda aproveitou a abertura da nova FAL para aplicar uma variedade de inovações no processo de produção do A320. Os trabalhadores que atuam na linha tem acesso a controles de produção digital usando tablets e smartphones, sistemas de logística automatizada para distribuição de peças e auxílio de robôs leves para unir peças das aeronaves.

Até 2025, a instalação deve empregar diretamente cerca de 700 trabalhadores, informou a Airbus, que acumula mais de 5.100 pedidos do A321 – fora os outros mais de 5.000 pedidos pelas outras variantes do A320.

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