Airbus amplia produção do A321 na China com nova linha de equipagem de fuselagens

AVIC XAT será responsável pela instalação de sistemas nos segmentos dianteiro e traseiro da fuselagem antes da montagem final em Tianjin

Nova área para equipagem de fuselagens do A321 na China
Nova área para equipagem de fuselagens do A321 na China (Xinhua)

A Airbus iniciou oficialmente um novo projeto industrial com a AVIC Xi’an Aircraft International Corporation (AVIC XAT) para realizar, na China, a equipagem da fuselagem do jato A321. A iniciativa reforça a parceria crescente entre a fabricante europeia e a indústria aeroespacial chinesa.

O processo de equipagem consiste na instalação de sistemas críticos nos segmentos dianteiro e traseiro da fuselagem antes do envio dessas estruturas para a linha de montagem final (FAL) da Airbus em Tianjin.

As primeiras seções da fuselagem chegaram ao porto de Tianjin no início de julho e já foram transferidas para as instalações da AVIC XAT.

Fuselagem dianteira de um A321 sendo montada na China (Xinhua)

Nas próximas 50 jornadas de trabalho, as equipes técnicas irão realizar inspeções e instalar sistemas elétricos, eletrônicos, de drenagem, oxigênio, controle de voo e hidráulicos. A previsão é que a equipagem esteja concluída até outubro de 2025.

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O projeto amplia a cooperação pré-existente da AVIC com a Airbus na família A320. Desde 2021, a empresa chinesa se tornou fornecedora estratégica, assumindo a montagem de sistemas nas asas e fuselagens dos jatos de corredor único.

A321 tem forte demanda na China

“O início da equipagem do A321 representa um avanço importante na nossa cooperação com a China”, disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China. “Reflete também nosso compromisso com a localização da produção e a integração com a cadeia industrial chinesa.”

O primeiro A321neo finalizado na China (Airbus)

Desde 2024, 40% dos aviões da família A320 entregues a partir de Tianjin são do modelo A321, indicando forte demanda na Ásia pelo maior jato de corredor único da Airbus. Com previsão de que a China necessite de mais de 9.500 novas aeronaves nas próximas duas décadas, a fabricante europeia está construindo uma segunda linha de montagem final do A320 em Tianjin, que deve entrar em operação no início de 2026.

Atualmente, mais de 200 fornecedores chineses integram a cadeia de produção global da Airbus. A parceria já abrange todo o ciclo de vida da aeronave: da pesquisa e desenvolvimento à produção, operação e até a desmontagem e reciclagem no fim do uso.