Airbus e Kratos vão entregar drone Valkyrie com sistema europeu à Alemanha até 2029

Parceria une tecnologia norte-americana de voo com sistema de missão desenvolvido pela Airbus para emprego em missões da Luftwaffe

(Kratos)
(Kratos)

A Airbus e a fabricante norte-americana Kratos Defense anunciaram uma parceria estratégica para integrar o drone de combate XQ-58A Valkyrie com um sistema de missão europeu, desenvolvido pela Airbus, para atender às necessidades da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) a partir de 2029.

O Valkyrie é um drone furtivo, lançado por trilho, com peso máximo de decolagem de 3 toneladas e alcance de até 4.800 km, capaz de operar de forma autônoma ou em conjunto com caças tripulados. Ele pode executar ações de ataque com armamentos (cinéticas) ou missões de guerra eletrônica e reconhecimento (não cinéticas).

A Airbus será responsável por integrar um sistema de missão soberano e modular, que pode ser utilizado em diversas plataformas tripuladas e não tripuladas.

Segundo a fabricante, isso permitirá o uso do Valkyrie como uma aeronave colaborativa (CCA) adaptada às exigências europeias, tanto em funções descartáveis quanto de uso tático recorrente.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Drone XQ-58A (Airbus)

“Essa colaboração acelera a capacidade da Europa em se defender com meios próprios”, afirmou Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space. “É um passo importante para fornecer soluções operacionais reais aos nossos aliados da OTAN e fortalecer os laços transatlânticos.”

O XQ-58A já realizou voos colaborativos com caças norte-americanos e passou por uma série de testes com as Forças Aérea e de Fuzileiros dos Estados Unidos.

Atualmente, o modelo é lançado por trilho, mas a Kratos está desenvolvendo uma versão com trem de pouso, o que permitirá operações mais versáteis no futuro.