Airbus e Turkish Aerospace vão se unir para produzir o Hürjet para a Espanha
Avião supersônico de treinamento deve substituir os F-5M na Força Aérea e pode abrir caminho para outros pedidos na OTAN

A Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ) conseguiu atrair a Airbus para apoiar o desenvolvimento e produção do jato supersônico de treinamento Hürjet.
As duas empresas e o governo da Espanha assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) durante a exposição FEINDEF, em Madri, que pretende viabilizar a venda do Hürjet para a Força Aérea da Espanha como substituto dos antigos F-5M.
A aeronave foi desenvolvida na Turquia a partir de 2017 com uma configuração monomotor com assentos em tandem e aviônicos avançados de olho em ser uma alternativa para forças aéreas com jatos veteranos em serviço.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na Força Aérea da Turquia, o Hürjet deverá substituir o T-38 Talon, da Northrop.

Maquete em tamanho real com as marcas da Espanha
Segundo o acordo, o avião deverá ter parte de suas estruturas fabricadas na Espanha e assim abrir caminho para mais pedidos dentro da OTAN e outros países.
“Acreditamos que a aerpmave será uma plataforma que outros países no mundo poderão usar tanto para treinamento quanto para ataque leve”, disse Mehmet Demiroğlu, CEO da TUSAŞ.

A fabricante estatal turca levou à exposição uma maquete em tamanho real do Hürjet com a pintura do Ejército del Aire, como é chamada a Força Aérea da Espanha.
A própria divisão da Airbus no país havia iniciado os estudos para um jato de treinamento avançado, o AFJT, mas o projeto não evoluiu como esperado.