Airbus vai leiloar peças de um A380 sucateado para colecionadores

Leilão marcado para outubro inclui diversos itens de um A380 que pertenceu a Emirates Airlines
640 toneladas de sucata: o primeiro A380 foi desmontado pela Tarmac Aerospace, empresa do grupo Airbus
Essa carcaça gigante já foi um A380; avião gigante da Airbus saiu de linha no ano passado (Erik Ritterbach)

Já pensou em ter um pedacinho do Airbus A380 na sua casa? Em alguns meses isso pode ser realidade. O grupo aeroespacial europeu marcou para outubro o leilão de 500 peças de um “Super Jumbo” aposentado. A aeronave em questão, com número de série MSN13, entrou em serviço em 2008 com a companhia Emirates Airlines, que enviou a unidade para o desmonte no ano passado.

O leilão será realizado em Toulouse, na França, mas também será aberto para participantes online. A lista de itens do avião desmantelado que serão vendidos inclui luminárias, escadas, corrimãos, carrinhos, assentos e até um bar, que é uma das principais características dos A380 da Emirates.

Em comunicado, a Airbus confirmou que o rendimentos angariados no leilão serão destinados à Fundação Airbus e à associação AIRitage. A empresa não estipulou quanto pretende arrecadar na hasta. O evento será realizado nos dias 13,14 e 15 de outubro.

O A380 ex-Emirates foi desmontado na França pela Tarmac Aerosave, empresa controlada pela Airbus, Safran e Suez, especializada no desmantelamento sustentável de aeronaves desativadas.

Elefante branco

Quando anunciou o programa A3XX, ainda no começo dos anos 1990, a Airbus tinha grandes expectativas para a aeronave que depois ganharia o nome A380. A fabricante recebeu 1.200 pedidos pelo jato que aparecia como o substituto definitivo do Boeing 747, que dominava a aviação de grande porte desde a década de 1970.

(Airbus)
A companhia japonesa ANA recebeu o último A380 produzido pela Airbus em dezembro de 2021 (Airbus)

O projeto, porém, era extremamente complexo e atrasou. Ao mesmo tempo em que o avião recebia modificações, o mercado de aviação comercial passava por transformações profundas. Enquanto a Airbus desenvolvia o maior avião de passageiros do mundo, as companhias aéreas estavam abandonando esse tipo de aeronave e optando por modelos menores, mais eficientes e que podiam percorrer maiores distâncias, como os atuais Boeing 787 e Airbus A350.

Quando o A380 chegou ao mercado já era tarde demais. E caro demais: o custo da hora de voo é estimado em US$ 30 mil (R$ 154,2 mil na cotação atual). Dos 1.200 pedidos, apenas 246 foram concretizados, sendo que o último aparelho fabricado pela Airbus foi entregue no final do ano passado à própria Emirates.

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