Além de motores, Boeing mostra cockpit atualizado do B-52

Bombardeiro terá painel de instrumentos “medieval” parcialmente modernizado, com telas multifuncionais e novos equipamentos
Como ficará o novo painel de instrumentos do B-52 (Boeing)

Aos poucos, a Boeing tem revelado como ficará o B-52 atualizado. O famoso bombardeiro, que começou a ser desenvolvido nos anos 50, contará com novos motores F130, fornecidos pela Rolls-Royce, além de um radar do tipo AESA (Active Electronic Scanner Array), o AN/APG-79, que é usado no caça F/A-18E/F Super Hornet.

Para adequar a cabine de comando aos novos motores e sistemas, a fabricante também atualizará o painel de instrumentos do veterano jato. E, além de publicar uma ilustração do B-52 com os novos motores, a Boeing também antecipou uma imagem que mostra como será a nova disposição do cockpit.

A principal diferença é a substituição de vários instrumentos analógicos dos oito motores que ficam posicionados no alto do painel por apenas duas telas multifuncionais. A imagem também revela outras duas telas no lugar de antigos monitores de tubo de raios catódicos à frente dos manches.

Atual cockpit do B-52 (Varnav)

A projeção dá a entender que haverá uma redução dos mostradores em outras partes do painel. Outra alteração importante envolve a substituição do conjunto de oito maneste de potência por um equipamento híbrido, com controle mecânico e digital.

Segundo escreveu a Boeing em uma publicação, a imagem mostra “novos displays digitais 8 x 10, sistema de aceleração híbrido mecânico-digital, novas unidades de concentradores de dados (2x), novo registrador de manutenção de falhas do motor, novo sistema de dados de ar do motor (e) painéis de sistema modificados, bem como estruturais, elétricos, atualizações pneumáticas e hidráulicas associadas a este esforço de modernização.”

Graças a atualização, o B-52 será capaz de lançar os mísseis hipersônicos AGM-183 ARRW (Air-launched Rapid Response Weapon) e também o armanento nuclear LRSO (Long-Range Stand-Off).

O B-52 entrou em serviço com a USAF em 1955 (USAF)

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  1. Sempre achei, que iriam dar um jeito de colocar somente 4 motores ao invés de 8.
    Mas pelo visto, a modificação seria muito mais complexa.

    Sabe informar se os Rolls-Royce, tem potência maior que os anteriores?

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