Antigo inimigo dos EUA, Vietnã recebe primeiros aviões rivais do Super Tucano

Força Aérea vietnamita vai operar 12 turboélices de treinamento Beechcraft T-6 Texan II, cinco dos quais chegaram ao país na segunda-feira, 25
Dois turboélices T-6 Texan II da Força Aérea do Vietnã
Dois turboélices T-6 Texan II da Força Aérea do Vietnã

A cena é de causar espanto. Por vários anos, os Estados Unidos se envolveram na Guerra do Vietnã, tentando evitar que o país asiático se juntasse ao bloco comunista na Guerra Fria.

Passado meio século do fim do conflito, eis que aviões militares norte-americanos foram entregues à Força Aérea de Defesa do Vietnã (ADAF) nesta segunda-feira, 25.

Cinco turboélices de treinamento Beechcraft T-6 Texan II, o grande rival do Embraer Super Tucano, pousaram na Base Aérea de Phan Thiet, marcado a entrega do primeiro lote da aeronave.

Os T-6C fornecerão treinamento para o pilotos da força aérea mediante um contrato assinado em agosto de 2022 junto à Textron Aviation via o programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS).

País que foi inimigo do EUA por anos receberá 12 aviões da Textron
País que foi inimigo do EUA por anos receberá 12 aviões da Textron

Inicialmente eram previstas três aeronaves, mas o acordo foi ampliado para 12 turboélices, cujas entregas deverão ser concluídas em meados de 2025.

“É uma honra apoiar os Estados Unidos e sua Parceria Estratégica Abrangente com o Vietnã, pois juntos eles se concentram em uma Região Indo-Pacífica próspera, aberta, resiliente e pacífica”, disse Travis Tyler, Presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC. “Também damos as boas-vindas à Força Aérea de Defesa Aérea do Vietnã como a 14ª nação a depositar sua confiança no T-6 Texan II e celebramos a chegada do T-6C à Base Aérea de Phan Thiet.”

O acordo inclui também equipamentos de suporte no solo, dois motores reserva, tanques externos, treinamento e serviços. O valor do acordo não foi revelado.

Frota de aviões russos

Há décadas apoiada pela então União Soviética, a Força Aérea do Vietnã opera caças Sukhoi Su-27 e Su-22 além de helicópteros Ka-32 e Mi-8. Há também 12 jatos de treinamento avançado Yak-130 e 43 L-39NG.

Jatos de treinamento e ataque leve Yakovlev Yak-130
Jatos de treinamento e ataque leve Yakovlev Yak-130

Os únicos aviões de origem ocidental são três Airbus C295 e outros três NC212i, versão do CASA C212 feita na Indonésia.

Por essa razão, a chegada dos T-6 ao país é de fato um marco histórico e uma tentativa de tirar o Vietnã da influência de Rússia e China.

O país tem buscado abrir e diversificar sua economia nos últimos anos e estabeleceu relações mais amistosas com o Ocidente, a despeito de seguir como um país socialista.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O primeiro A350 da Emirates: outros 64 serão entregues no futuro

Finalmente a Emirates Airline recebeu o primeiro Airbus A350

Next Post
O E195-E2 PS-AEY, 25º da frota da Azul

Embraer entrega 5º jato E195-E2 do ano para a Azul

Related Posts
Total
1
Share