Antonov moderniza cargueiro An-124 na Ucrânia e transfere aeronave para Alemanha

Grande aeronave de carga voou em espaço aéreo fechado em 11 de julho, para incredulidade de influenciadores russos

An-124 que estava armazenado voou novamente em 11 de julho
An-124 que estava armazenado voou novamente em 11 de julho (Antonov)

A Antonov revelou oficialmente que o cargueiro An-124-100 Ruslan de matrícula UR-82073, que decolou de Kyiv no dia 11 de julho, passou por um programa de modernização profunda antes de ser transferido para a Alemanha. A aeronave, agora batizada de “Be brave like Irpin” (“Seja corajoso como Irpin”), pousou no aeroporto de Leipzig/Halle, onde opera a base internacional da Antonov Airlines desde 2022.

O voo causou surpresa, pois o espaço aéreo da Ucrânia está fechado para aviação civil desde fevereiro de 2022, sendo permitido apenas missões especiais.

Segundo a Antonov, o UR-82073 estava armazenado desmontado no aeródromo de Sviatoshyn, em Kiev, desde o início da invasão russa. O processo de modernização começou em 2021, com o objetivo de substituir componentes russos por peças ucranianas e ocidentais, mas foi interrompido pela guerra.

O AN-124 modernizado decola de Kiev rumo à Alemanha (Antonov)

Apesar dos desafios, a equipe da Antonov conseguiu concluir a modernização em junho. Além de receber novos sistemas de navegação e aviônicos compatíveis com os padrões internacionais, o cargueiro ganhou uma pintura comemorativa com a frase em referência à resistência ucraniana na Batalha de Irpin, ocorrida nos primeiros meses do conflito.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O UR-82073 foi construído em 1994 e acumula mais de 21 mil horas de voo e 5.500 pousos. Com capacidade de carga de até 120 toneladas – e até 150 toneladas em versões modificadas – o An-124 continuará operando em missões internacionais pela Antonov Airlines. Ele é um dos cinco cargueiros An-124-100 ativos na frota da empresa, todos operando a partir da Alemanha.

A Antonov também destacou que o retorno do cargueiro aos céus simboliza a resiliência e competência da indústria aeronáutica ucraniana. A aeronave decolou à noite, o que despertou críticas entre comentaristas militares russos, que lamentaram a falha em interceptar o voo.