Após queimar grama da Casa Branca, novo helicóptero do presidente Joe Biden está perto de estrear

Sikorsky VH-92 está em desenvolvimento há vários anos, mas apresentou problemas de comunicação e desempenho
O helicóptero presidenal VH-92A: grama da Casa Branca queimou (Sikorsky)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deverá estrear o novo “Marine One“, o helicóptero VH-92A, fornecido pela Sikorsky, em breve, segundo membros da Casa Branca.

Baseado no modelo civil S-92, o novo helicóptero VIP tem a missão de substituir os velhos VH-3D (Sea King) e VH-60N, que estão em serviço há muitos anos.

O contrato assinado com a Marinha dos EUA em 2014 prevê a entrega de 17 helicópteros, que serão usados no transporte de várias autoridades, além do presidente dos EUA.

Mas o programa tem passado por imprevistos desde que o primeiro VH-92A decolou, em 2017.

No ano seguinte, ao realizar testes na Casa Branca, um dos helicópteros da Sikorsky apresentou vazamentos de combustível, além de destrutir parte do gramado da residência oficial do presidente norte-americano.

Além disso, o VH-92 apresentou problemas com o sistema de comunicação, aspecto crucial no helicóptero por conta de situações em que o “POTUS” (sigla para presidente dos EUA em inglês) precisa acompanhar assuntos de segurança nacional.

O presidente John F. Kennedy desembarca do Marine One na década de 60 (USN)

Custo alto

Por essa razão, a estreia operacional, prevista para 2020, acabou atrasando. Agora, membros do gabinete militar da Casa Branca planejam realizar os primeiros voos com o presidente Biden após anunciarem que o helicóptero obteve “capacidade operacional inicial”.

Apesar disso, o VH-92A não deverá ser usado a partir da Casa Branca e sim em outros deslocamentos de autoridades do país e do exterior. Até o momento, a Marinha já utilizou US$ 1,5 bilhão dos US$ 5 bilhões previstos no programa. A entrega de todos as aeronaves deverá ocorrer até 2023.

O transporte do presidente dos Estados Unidos por helicóptero é atribuição dos Fuzileiros assim como cabe à Força Aérea o transporte por aeronaves de asa fixa, nesse caso, o famoso Air Force One (Boeing 747).

Total
1
Shares
Previous Post

Norwegian Air fecha pedido para 50 Boeing 737 MAX 8

Next Post

Princesa de Dubai é a primeira mulher a pilotar o tiltrotor AW609

Related Posts
Total
1
Share