Após 44 anos em serviço, avião-tanque KC-10 é aposentado pela Força Aérea dos EUA

Jato de reabastecimento aéreo foi baseado no widebody DC-10 e teve cerimônia de despedida na Base Aérea de Travis, na Califórnia
O último KC-10 Extender sai de serviço na Força Aérea dos EUA
O último KC-10 Extender sai de serviço na Força Aérea dos EUA

A Força Aérea dos EUA (USAF) despediu-se de seu último KC-10 Extender, um dos seus aviões de reabastecimento aéreo, em 26 de setembro.

Uma cerimônia marcou o fato na Base Aérea de Travis na Califórnia, onde está a 60ª Ala de Mobilidade Aérea.

A aeronave de reabastecimento aéreo foi desenvolvida pela McDonnell Douglas (hoje Boeing) usando como base o widebody trijato DC-10 na década de 70.

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O KC-10 voa ao lado de caças F-15
O KC-10 voa ao lado de caças F-15

O KC-10 esteve em serviço por quase 44 anos, desde sua introdução em 1º de março de 1981. Um total de 60 aeronaves foram entregues para a Força Aérea dos EUA até 1987, quando a produção foi encerrada.

A aeronave surgiu como um avião-tanque mais capaz que o Boeing KC-135 (este baseado no Dash 80, o precursor do 707), que teve uma produção bem maior e até hoje é utilizado pela USAF.

O substituto do KC-10 é o KC-46A Pegasus, um avião-tanque baseado no Boeing 767-200 do qual já haviam sido entregues 88 aeronaves até setembro.

A Força Aérea, no entanto, planeja construir um novo avião-tanque furtivo do zero para substituir a atual frota e permitir uma atuação mais próxima do teatro de batalha.

A USAF encomendou 60 KC-10 desde os anos 80
A USAF encomendou 60 KC-10 desde os anos 80
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