Após JetSmart, também a LATAM anuncia intenção de assumir a Viva Air

Afiliada do grupo, LATAM Airlines Colombia enviou uma comunicação escrita para o presidente da companhia aérea de baixo custo notificando sobre interesse em assumi-la
Jato A320 da Viva Air (VA)

A combalida companhia aérea Viva Air, da Colômbia, ganhou mais um pretendente, a LATAM Airlines. O grupo chileno anunciou ter enviado uma carta ao presidente da low-cost colombiana confirmando sua intenção de fazer uma proposta para assumi-la.

O novo concorrente se junta à JetSmart, que havia revelado seu interesse na semana passada, e a Avianca, a empresa que originalmente chegou a um acordo com a Viva Air em abril do ano passado.

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A fusão Viva Air-Avianca, no entanto, passa por um momento delicado após a Aerocivil, autoridade de aviação civil da Colômbia, ter encerrado o primeiro processo de integração entre as duas transportadoras.

A320 da LATAM (Joe Wallace)

Após enviar a documentação em agosto e pedir agilidade à Aerocivil, a Avianca e a Viva Air revelaram que a situação financeira da segunda era grave.

Apesar da pressão, a agência de aviação civil negou a fusão alegando que haveria uma concentração de mercado enorme, e que prejudicaria os passageiros. Em dezembro, a Aerocivil encerrou o processo, que teve de ser reaberto no início de 2023.

A320 da Viva Air (VA)

Agora, a Aerocivil diz estar analisando a nova proposta, mas sem um prazo para apresentar seu parecer. Enquanto isso, a Viva Air entrou com um processo de restruturação na Justiça da Colômbia.

“A companhia não conseguiu acesso a capital nos últimos nove meses porque ainda não conseguiu finalizar a sua fusão com outra companhia aérea, que ainda está pendente de autorização do Governo Nacional”, disse a Viva.

Fortalecer suas operações na Colômbia

Em comunicado, a LATAM afirmou que sua divisão colombiana, a LATAM Airlines Colombia, estabelecida há 11 anos, “seria a melhor opção para fortalecer as condições do mercado livre, bem como oferecer o suporte necessário para responder à situação financeira da Viva Air Colombia e de seus credores, resultando, em última análise, no fortalecimento do setor aéreo colombiano”.

 

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