Os B-45 Mentor foram os avião de treinamento básico da FAA por quase 60 anos (Fuerza Aérea Argentina)

A Força Aérea Argentina (FAA) inaugurou no último dia 13 de agosto um novo esquadrão de demonstração aérea, como se fosse uma Esquadrilha da Fumaça local. Porém, o novo grupo de aviação argentino também tem um propósito nostálgico. A “Escuadrilla Histórica Mentor” é composta por antigos monomotores Beechcraft B-45 Mentor, um clássico entre os aviões de treinamento militar.

Os três primeiros B-45 da esquadrilha histórica foram apresentados na base aérea de Córdoba, onde ficarão baseadas. Os aviões são operados pelo Centro de Testes de Voo da Direcção-Geral de Investigação e Desenvolvimento da FAA. Segundo a imprensa argentina, o esquadrão deve ser formado por quatro ou seis aviões revitalizados.

Por quase 60 anos o Mentor foi o avião de treinamento básico da força aérea argentina. As primeiras aeronaves chegaram ao país em 27 de junho de 1957 e os modelos finais foram desativados da escola de cadetes da FAA somente em 2014, substituídos pelo monomotor alemão Grob G 120. Em contrapartida, a escola de aviação naval da marinha argentina continua operando o avião, mas na versão mais potente Turbo Mentor.

Novo mentor do pilotos da FAA: o monomotor alemão Grob G 120 é montado da Argentina (FAdeA)

Versão militar do clássico Bonanza, o B-45/T-34 é uma aeronave de dois lugares, de asa baixa, construída em metal e com cabine em tandem. O avião foi projetado por Walter Beech, o fundador da Beech Aircraft Company, na segunda metade da década de 1940.

Em 1956, a FAA assinou um contrato com a empresa dos EUA para comprar 90 exemplares do Mentor. A maior parte dos aviões foi montada pela Fábrica Militar de Aviones (atual FAdeA) em Córdoba usando componentes importados fornecidos pela Beechcraft. O primeiro T-34 finalizado no país voou em 1959. Agora com o novo esquadrão histórico, o legado da aeronave que formou tantos pilotos argentinos será preservado em grande estilo.

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