ATR 72 completa primeiro voo com 100% de combustível sustentável

Segundo fabricante, é a primeira aeronave regional na história a utilizar apenas combustível sustentável
O ATR 72 decola apenas com combustível sustentável (SAF)

A ATR, em parceria com a companhia aérea sueca Braathens e fornecedora de combustíveis Neste, realizou nesta terça-feira, 21, o primeiro voo de uma aeronave regional com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) na história.

A aeronave, pertencente à Braathens, teve como tripulação o piloto chefe da ATR Cyril Cizabuiroz, o co-piloto Jean-Pierre Marre e o mecânico de testes de voo Pascal Daussin, que voaram cerca de 1 hora e 20 minutos.

O voo ocorreu em Malmo, na Suécia, com um ATR 72-600 e faz parte da certificação buscada pela fabricante com objetivo de tornar possível voos comerciais com 100% SAF a partir de 2025.

O processo de certificação teve início em setembro de 2021, com testes no solo e em voo. No início do ano, a ATR completou um voo com um dos motores do turboélice abastecido apenas com combustível sustentável.

“Hoje é um dia histórico para a aviação. Após mais de um século de voos comerciais movidos a querosene, estamos no início de uma nova era. Nos últimos meses, realizamos uma série de voos bem-sucedidos com combustível sustentável em um motor. Agora decidimos que era hora de realizar o primeiro voo de teste com 100% SAF em ambos os motores”, disse o CEO da ATR, Stefano Bortoli.

Segundo a Neste, que forneceu o combustível, o SAF pode reduzir as missões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida em até 80% em comparação com o uso de combustível de aviação fóssil.

A empresa Neste forneceu o combustível de aviação sustentável (ATR)

Total
22
Shares
Previous Post
Airbus A380 - Lufthansa

Lufthansa decidirá se retoma operação com o A380 até julho

Next Post

Um 787 cargueiro? Boeing admite pensar no assunto

Related Posts
Total
22
Share