ATR e Pratt & Whitney Canada vão explorar motor mais eficiente e propulsão hibrido-elétrica
Empresas são parceiras de longa data na produção do turboélice ATR equipado com motores PW127

Uma parceria esperada tomou forma no Paris Air Show 2025: a intenção de ATR e Pratt & Whitney Canada trabalharem em conjunto para explorar tecnologia avançada de propulsão para aeronaves turboélice regionais.
Atualmente fornecedora dos motores PW127 que propulsionam a frota de 1.300 ATR, a Pratt & Whitney apoiará os estudos da fabricante ítalo-francesa na próxima geração da aeronave, chamada de conceito “EVO”.
O plano é divididido em duas metas, a primeira buscar melhoria da eficiência térmica para reduzir ainda mais o consumo de combustível, além de aplicar materiais avançados para melhorar a durabilidade e a confiabilidade do motor e reduzir os custos de manutenção.

As duas empresas também perseguirão refinamentos da aerodinâmica da aeronave a fim de otimizando a integração entre motor, nacele, asas e fuselagem.
Propulsão híbrido-elétrica
A segunda frente de trabalho engloba estudar a propulsão híbrido-elétrica, de olho na nova geração de aeronaves regionais.
As duas empresas imaginam que uma nova aeronave com esse tipo de propulsão poderá ser cerca de 20% mais econômica e capaz de reduzir as emissões sensivelmente.
O horizonte do subsituto do ATR é meados da década de 2030.
“À medida que trabalhamos juntos em mais melhorias para o PW127XT-M, estamos moldando as tecnologias que impulsionarão a próxima geração de aeronaves regionais – um passo fundamental no estudo de viabilidade do conceito ‘EVO’ da ATR”, disse Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR.
“Com mais de 30 modelos desenvolvidos especificamente para aplicações turboélice regionais, continuamos a aprimorar o desempenho das aeronaves, aproveitando os benefícios do excepcional motor PW127XT”, acrescentou Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canadá.