ATR e Pratt & Whitney Canada vão explorar motor mais eficiente e propulsão hibrido-elétrica

Empresas são parceiras de longa data na produção do turboélice ATR equipado com motores PW127

Novo ATR 72 da Azul que está em exposição em Le Bourget
Novo ATR 72 da Azul que está em exposição em Le Bourget (ATR)

Uma parceria esperada tomou forma no Paris Air Show 2025: a intenção de ATR e Pratt & Whitney Canada trabalharem em conjunto para explorar tecnologia avançada de propulsão para aeronaves turboélice regionais.

Atualmente fornecedora dos motores PW127 que propulsionam a frota de 1.300 ATR, a Pratt & Whitney apoiará os estudos da fabricante ítalo-francesa na próxima geração da aeronave, chamada de conceito “EVO”.

O plano é divididido em duas metas, a primeira buscar melhoria da eficiência térmica para reduzir ainda mais o consumo de combustível, além de aplicar materiais avançados para melhorar a durabilidade e a confiabilidade do motor e reduzir os custos de manutenção.

ATR EVO: turboélice com motorização híbrida deve chegar ao mercado em meados de 2030 (ATR)

As duas empresas também perseguirão refinamentos da aerodinâmica da aeronave a fim de otimizando a integração entre motor, nacele, asas e fuselagem.

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Propulsão híbrido-elétrica

A segunda frente de trabalho engloba estudar a propulsão híbrido-elétrica, de olho na nova geração de aeronaves regionais.

As duas empresas imaginam que uma nova aeronave com esse tipo de propulsão poderá ser cerca de 20% mais econômica e capaz de reduzir as emissões sensivelmente.

O horizonte do subsituto do ATR é meados da década de 2030.

“À medida que trabalhamos juntos em mais melhorias para o PW127XT-M, estamos moldando as tecnologias que impulsionarão a próxima geração de aeronaves regionais – um passo fundamental no estudo de viabilidade do conceito ‘EVO’ da ATR”, disse Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR.

“Com mais de 30 modelos desenvolvidos especificamente para aplicações turboélice regionais, continuamos a aprimorar o desempenho das aeronaves, aproveitando os benefícios do excepcional motor PW127XT”, acrescentou Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canadá.