ATR entregou 36 aviões em 2023 e aposta no Brasil para mais pedidos

Fabricante de turboélices regionais também teve 40 novas encomendas no ano passado, alta de 53%

ATR 72-600 da Azul
O ATR 72-600 entregue em junho (Azul)

A fabricante de aeronaves regionais ATR não atingiu sua meta de 40 aeronaves entregues, mas teve um desempenho positivo em 2023, como revelou a empresa nesta quarta-feira (14).

Durante o no ano passado foram entregues 36 aeronaves, uma alta de 44% em relação a 2022, quando entregou 25 aviões.

Segundo a empresa franco-italiana, o marco foi obtido em meio a “persistentes interrupções na cadeia de abastecimento, com escassez de matérias-primas e componentes atrasando a ambição do fabricante de acelerar a produção”.

Em 2023, a ATR fechou acordos de vendas para mais 40 ATR 42 e ATR 72, um incremento de 53% comparado a 2022.

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Linha de montagem dos aviões da ATR
Linha de montagem dos aviões da ATR (ATR)

Seus aviões também foram recebidos por 11 novos clientes, incluindo unidades de segunda mão.

A ATR ainda celebrou a abertura de 160 novas rotas com seus turboélices, contra 150 que haviam sido abertas no ano anterior.

ATR 72 Evo
ATR 72 Evo (ATR)

Brasil é mercado promissor

A receita da empresa chegou a quase US$ 1,2 bilhão, um terço do valor obtido apenas pela divisão de serviços.

A companhia espera por mais demanda nos próximos anos oriunda de mercados como o sul e sudeste asiáticos (India, Filipinas e Indonésia) e, vejam só, o Brasil.

Nosso país tem uma frota considerável de turboélices ATR, sobretudo com a Azul Linhas Aéreas.

Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR
Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR

Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, não chegou a fazer uma previsão de entregas para 2024, mas prevê níveis semelhantes aos de 2023.

“2024 será um ano de estabilização, abrindo caminho para o crescimento futuro, e já entregamos duas aeronaves desde o início do ano, o que estabelece um ritmo promissor para o ATR”, disse ela.