Aurora, o avião mais misterioso do mundo

Mesmo 25 anos após os primeiros rumores, suposto avião espião hipersônico permanece no imaginário de investigadores e curiosos
Se existir, Aurora seria o segredo militar mais bem guardado da história
Se existir, Aurora seria o segredo militar mais bem guardado da história

Tudo começou em agosto de 1989 quando Chris Gibson, um observador da Royal Observer Corps (entidade de defesa civil britânica) que estava numa plataforma de gás no Mar do Norte, a 100 km da costa de Norfolk, na Inglaterra, viu uma cena estranha: uma aeronave em forma de triângulo era reabastecida no ar por um avião-tanque KC-135. Ao lado deles, dois F-111, bombardeiros leves que eram um pouco menores do que ele. O conjunto voava em direção ao Reino Unido, provavelmente a caminho de uma base americana no país.

Seis meses depois da aparição, a revista americana Aviation Week notou que o governo dos Estados Unidos havia incluído 455 milhões de dólares para a ‘produção de uma aeronave negra’ (como são chamados os aviões espiões) no orçamento de 1987, um vazamento incomum no restrito mundo da inteligência militar. Na mesma época, um grupo de observadores vizinhos à famosa base militar secreta ‘Área 51’ passam a ouvir um som estranho de aeronave logo no início da manhã.

A cena que observador inglês avistou em 1989 no Mar do Norte foi mais tarde desmascarada como uma montagem
A cena que observador inglês avistou em 1989 no Mar do Norte foi mais tarde desmascarada como uma montagem

Desde então, o misterioso projeto ‘Aurora’ aguça a curiosidade de muita gente pelo mundo. O apelido vem justamente do documento vazado pela publicação, que cita essa denominação. No entanto, passados 25 anos desde os primeiros rumores, até hoje não ficou comprovada a existência desse suposto avião hipersônico de espionagem, sempre negada pelo governo dos Estados Unidos.

Nem por isso, o assunto esfriou. No ano passado, surgiram novos relatos de pessoas na Inglaterra que ouviram o estranho som pulsante de um avião extremamente veloz. Caso seja real, o ‘Aurora’ certamente será o segredo mais bem guardado pelos militares americanos em toda a história. Mas a pergunta que fica no ar é: existe mesmo a necessidade de uma aeronave assim após o surgimento dos satélites espiões?

Se existir, Aurora seria o segredo militar mais bem guardado da história
Se existir, Aurora seria o segredo militar mais bem guardado da história

A resposta não é simples, mas o fato de a força aérea dos Estados Unidos ter planos de recapacitar o clássico avião U-2 mostra que nem sempre os satélites conseguem captar as informações de inteligência necessárias. Ao menos para inúmeros entusiastas e estudiosos do assunto, o Aurora é uma realidade.

Mesmo sem nenhum indício seguro, o suposto avião possui a uma descrição detalhada: 33,5 metros de comprimento (o mesmo que o Boeing 737 da Ponte Aérea), 18,2 metros de envergadura, teto de voo de  mais de 40 mil metros, e capacidade de voar entre Mach 5 e Mach 8, ou seja, até oito vezes a velocidade do som (quatro mais veloz que o Concorde, por exemplo).

Para obter esse desempenho inigualável, o Aurora usaria motores do tipo ‘Ramjet’ ou ‘Scramjet’. Como é preciso operar em altas temperaturas onde turbinas e compressores não funcionam bem, um avião hipersônico precisa de uma tecnologia capaz de gerar energia mesmo num ambiente tão hostil. O ‘Ramjet’ trabalha com um fluxo de ar extremamente quente e veloz que requer uma detonação de combustível por pulsos, daí a tese de que os relatos de pessoas que ouviram esses sons inusitados de um avião.

A ideia do motor de pulsos ganhou mais força com o avistamento de trilhas de condensação em formato de ‘donuts numa corda’, numa tradução literal, em 2006 na cidade de Austin no Texas.

Trilha de condensação fotografada no Texas em 2006 seria uma prova da existência do Auroa e seu motor 'pulsante'
Trilha de condensação fotografada no Texas em 2006 seria uma prova da existência do Auroa e seu motor ‘pulsante’

Skunk Works

Como em quase todos os projetos secretos de aviões americanos, a tarefa de criar o ‘Aurora’ teria sido atribuída à divisão ‘Skunk Works’ da gigante aeroespacial Lockheed Martin. Famosa no meio aeronáutico por criar aeronaves como o caça stealth F-117A e os aviões de espionagem U-2 e SR-71 Blackbird, a equipe foi capitaneada pelo engenheiro Clarence ‘Kelly’ Johnson, falecido em 1990. O Aurora seria o sucessor natural do Blackbird, avião capaz de voar acima de Mach 3 e que desempenhou papel fundamental na Guerra Fria ao vasculhar a ‘Cortina de Ferro’ em busca de segredos soviéticos.

O Blackbird acabou aposentado na década de 90, mas sua história inspira os que acreditam na existência do misterioso avião. Na década de 60, ele também tinha sua existência negada pelo governo, embora várias pessoas testemunhassem suas decolagens para missões no Sudeste Asiático na época da Guerra do Vietnã.

Sediada na Califórnia, a ‘Skunk Works’ não costuma ter nenhum projeto de governo ‘aprovado’, mas há sempre muita gente trabalhando em seus hangares. E se o Aurora realmente existe, o local ideal para que ele pudesse ser desenvolvido teria sido na ‘Área 51’.

SR-71 Blackbird: avião espíão teve sua existência negada mesmo após operações diárias no Vietnã
SR-71 Blackbird: avião espíão teve sua existência negada mesmo após operações diárias no Vietnã

Local de veneração para ufólogos e entusiastas sobre seres extraterrestres, a região também é palco de avistamentos e ruídos estranhos de aviões, mas pode-se dizer que o afã em encontrar algo não explicado pode ter afetado boa parte dos testemunhos. Aliás, o assunto já foi alvo de tentativas de produzir provas de avistamento do Aurora como uma imagem em preto e branco que mostrava o flagrante do reabastecimento do avião ou quando uma espécie de aeromodelo com suas formas foi considerada autêntica.

Por outro lado, é fato que a base aérea teve suas instalações ampliadas há alguns anos, com a adição de novos hangares, prédios e uma pista extra, sinais que os trabalhos na ‘Área 51’ foram intensificados.

Ou seja, acreditar que os Estados Unidos, depois de revelarem seus dois aviões invisíveis aos radares na década de 90 (o F-117A e o bombardeiro em forma de asa B-2), tenham apenas estudado alguns drones avançados nos últimos 20 anos pode parecer algo um tanto ingênuo.

A famosa 'Área 51', base aérea secreta dos Estados Unidos no estado de Nevada
A famosa ‘Área 51’, base aérea secreta dos Estados Unidos no estado de Nevada

Buraco de bilhões de dólares no orçamento

Mas se alguém pode falar com propriedade sobre o Aurora esta pessoa é Bill Sweetman. Veterano jornalista de aviação, o britânico é a maior autoridade mundial em ‘projetos negros’. Sweetman esteve por trás justamente da matéria que colocou o ‘Aurora’ na mídia, publicada na conceituada revista Aviation Week.

O jornalista chegou a publicar um livro sobre o Aurora em 1992, baseado na sua investigação do assunto. Sweetman também se debruçou em milhares de páginas do orçamento do governo americano em busca de ‘buracos’ onde pudessem se encaixar um projeto como esse. Certa vez, o jornalista encontrou a soma de 9 bilhões de dólares inexplicavelmente gastos, uma das manobras para permitir tocar os projetos desse gênero.

Livro sobre o Aurora escrito por Bill Sweetman
Livro sobre o Aurora escrito por Bill Sweetman

Para ele, o Aurora pode ter sofrido um imenso atraso devido a complicações tecnológicas. Uma delas seria o combustível. Nos anos 90, hidrogênio e metano podem ter sido testados, mas não teriam permitido que o avião entrasse em operação por limitações de uso. A volta dos ‘booms’ supersônicos mundo afora nos últimos dez anos pode significar uma nova fase no desenvolvimento do aparelho.

Num artigo para a revista americana Popular Science em 2006, Sweetman deu seu veredicto: “Afinal, o Aurora existe? Anos de busca levaram-me a acreditar que, sim, o Aurora está provavelmente em desenvolvimento ativo, estimulado pelos recentes avanços que permitiram recuperar o atraso do ambicioso programa lançado uma geração atrás.

Veja mais: Otto Lilienthal, o homem que ousou voar no século 19

Total
0
Shares
72 comments
  1. Aviões de espionagem são aparelhos usados somente para destruição de instalações militares de países inimigos. Os americanos são especialistas nessa área, principalmente quando necessitam de produtos oriundos dessas nações. Armas poderosas que existem somente para destruição, como se isso servisse para o avanço da humanidade.

  2. Ele existe sim, está sendo fabricado na Lua. E pode decolar de lá para qualquer parte do planeta, sem ser visto por ninguém. Após a missão ele retorna à Lua. E sabem porque não conseguem vê-lo? Porque é pintado de cinza escuro e fica do lado escuro da Lua. kkkkkkkkkkkkk

  3. Acredito que a aviação é a real fonte de tecnologia e é quem realmente desenvolve e fornece a tecnologia para a humanidade e para ser usada no dia do cidadão. Quanto se ao avião se existe ou não eu já vi o Blackbird em Museu em Millwauke se não me engano. O quero saber é quando a nanotecnologia estará disponível para nós os cidadãos. Pois será o passo faltante que para a humanidade perca os seus medos!!

  4. Avião que necessita abastecer os tanques? Base 51? E as outras 50? Não aprenderem nada desde a captura da primeira nave extraterrestres?

  5. ola boa noite

    estava lendo essa materia sobre o projeto aurora..
    http://airway.uol.com.br/aurora-o-aviao-mais-misterioso-do-mundo/

    ja a um tempo conheci este modelo de avião..acredito não ser um UFO como alguns veem, mais sim um projeto “militar” com tecnologia ate agora não exposta ao publico no mundo..sou leigo na área da aviação

    mais com certeza o modelo referente não possui motor com qualquer tipo de explosão..deve ser eletro-magnetismo ou algo do tipo

    diversos relatos de diferentes partes no mundo relatam avistamentos de um objeto triangular..com luzes nas extremidades

    esses videos no youtube sao alguns exemplos..o mistério é muito maior se você for pesquisar a verdade.

    A verdade é que nunca vamos saber a verdade verdadeira sobre muitas coisas(isso ja é da nossa natureza), mas quem esta no poder. Não faz questão alguma de ter eleitores inteligentes, sempre irão dar migalhas e o povo vai achar que está bom..

    https://www.youtube.com/watch?v=taGuuHv5Bsc – avistamento do avião na bélgica

    https://www.youtube.com/watch?v=xgA-EWIpo9k – avistamento em paris

    https://www.youtube.com/watch?v=NWf0ppUaEB0 – nos 4:18 minutos mostra um take do projeto em vôo

    https://www.youtube.com/watch?v=goBS7oLhbQM – projeto aurora em miami

    uma boa noite

    abraço afonso

  6. Certinho….

    Quero saber o que muda na vida de 7bilhões de humanos, sendo que a maioria enquadra-se em: faminto, paupérrimo, muito doente, bitolado religioso, trabalhador escravo, drogado, traficante, muambeiro, político brasileiro, assistidor de novela, curtidor de moda, baladeiro, desmatador, matador de aluguel, matador de baleias e golfinhos, doentes crônicos, moribundos em geral… O que muda na vida desses seres o fato do Aurora existir ou não?? Se existir melhor e se não existir continuamos na mesma fossa séptica da humanidade

  7. Pra mim entra na mesma categoria do Haarp, das armas escalares, do plasma stealth e do “avião invisível”. Apenas especulações e teorias conspiratórias…

  8. Pois é, enquanto pessoas são tratadas como animais no mundo todo, os americanos do norte jogam fora bilhões de dólares em projetos fracassados. Essa era já passou gente. Acordem. Precisamos tratar melhor a raça humana que habita esse habitáculo que se chama terra. É humanamente terrível a inversão de valores, por isso acredito que ou tomamos uma outra atitude econômica, social e humana ou iremos todos pelos ares. Vamos cuidar de genteeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. O nome do projeto é o mesmo do lugar onde caiu um suposto OVNI em 17 de novembro de 1896. O Incidente de Aurora em Sacramento, Califórnia.

  10. Boa noite. Interessante.
    Eu pergunto: se por acidente descobrimos algo muito importante que nem mesmo os cientistas dos países mais avançados conseguiram com seus estudos, onde poderemos apresentar este artefato?
    Descobri algo por acidente; trata-se de um equipamento. Preciso de pesquisas para aperfeiçoar. Penso; se conseguir, isso será entregue a FAB, pois sou Patriota.

  11. Sou aviador civil e entusiasta de projetos “skunk”. Há muito tempo não lia nada tão bem escrito sobre o assunto. O blog está de parabéns pelo trabalho de pesquisa, pelo talento literário e por trazer ao conhecimento do público um tema que normalmente é restrito aos aviadores e militares.

  12. Ele existe sim. Ninguém o vê pois está no encalço das “armas de destruição em massa” do Sadan Hussein, que continuam voando por aí. Dizem, inclusive, que o Aurora é pilotado por Bush, gênio da raça norte-americana como diria Glauber Rocha…rs

  13. o SR-91 é real, não se sabe se existe uma produção em massa, mas o Aurora com motor pulsar existe sim, mas são poucos em existência. ele é como o blackbird foi, ninguém soube que existe, até ele se aposentar.

  14. Se não fosse o PT que estivesse no poder, o PSDB iria transformar o Brasil numa potência em produção aeroespacial! Estamos perdendo tempo, os petralhas estão ferrando o Brasil!

  15. Acredito e tenho a certeza de que esse projeto existe e é tão verdadeiro quanto achamos ovinis pelos ceus e vigiando á todos.
    Os governos mundiais ocultam a mais de 60 anos seus projetos em parceria com os Estados Unidos , eles por sua vez não divulgam a sociedade o conhecimento mais avançado pois isso traria o caus a toda sociedade mudaria muitos conceitos sobre vários aspectos . Eu poderia até arriscar que todo o descobrimento desses planetas não são apenas através de lentes de observatórios e sim visitados por nossa tecnologia mesmo . tem muito mais oculto e mistérios do que imaginamos , fica a dica ai para quem curte o assunto .

  16. Um pak fa 50 põe esse avião abaixo!kkkkkkkkkkkkkk os caras tem mais de 30 anos de atraso e o rapaz aqui acha que o t50 derrubaria uma aeronave que se de fato existir seria impossivel de ser abatida com tecnologia do século 20.
    perdem totalmente a noção do ridiculo…

  17. ERNESTO,
    VÁ DIRETO PARA A FAB, JÁ QUE VOCÊ TEM INTENÇÕES DE ENTREGAR O EQUIPAMENTO A ELES. SIMPLESMENTE ISSO. PODERÃO TE ENCAMINHAR E DAR SUPORTE EM CENTROS DE DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, COMO O ITA.

  18. O que você descobriu Ernesto?…se for algo interessante mesmo, valerá a pena investir no desenvolvimento e posso ajudar nisso.

  19. Sempre achei que estamos anos luz de saber o que realmente existe…..tudo é possível…..não sabemos nada…..

  20. Ernesto, se vc tivesse realmente descoberto algo não viria aqui perguntar onde apresentar sua descoberta, visto q vc mesmo deu a resposta de entregar para a FAB.
    Por outro lado, se vc for inteligente e já que tem em mãos algo que ninguém conseguiu, então vc pode se tornar bilionário explorando sua descoberta.
    Se não se tornar um bilionário… aí meu amigo, só rindo….

  21. EUA e RÚSSIA deram perdão a cientistas nazistas em contra partida os pesquisadores entregaram os segredos das armas mais avançadas.O foguete que supostamente levou o homem a lua foi criação do alemão nazista Wernher von Braun cientista de Adollf Hitler.Sem falar em Nikola Tesla o cientista prático que tinha o desejo de mostrar ao mundo que a energia poderia ser de graça e infinita,mas os barões do capital não foram a favor.O mundo é liderado por um bando de gananciosos que usam artimanhas de aniquilação intelectual para nos ter em suas mãos.

  22. enquanto isso o Brasil sofrendo pra comprar meia duzia de caças suecos que nao fazem nem cócegas nestes modelos aposentados da USAF… ashhsahash.. Ainda bem q temos vizinhos mais frouxos do que nós, senao estariamos lascados.!

  23. Excelente matéria, me debruço com afinco nessa área aeroespacial e especialmente aviões de combate.

  24. Esse projeto existe. É muito mais avançado que podemos imaginar. Isso é segredo de estado que não pode ser revelado em hipótese alguma. Os EUA são a nação mais desenvolvida do mundo em tecnologia militar e tantas outras tecnologias que não dá nem para mensurar. País de políticos sérios, inteligentes e um povo trabalhador, só dá nisso: prosperidade e sabedoria.

  25. Sou Piloto de Linhas Aéreas (PLA), no ano de 1990, quando efetuávamos um vôo numa aeronave a jato, entre Salvador e Brasilia, decolamos de Salvador mais ou menos 19:00 horas local, eu e o meu co-piloto observamos uma aeronave que voava em altíssima velocidade, (calculamos pelo seu deslocamento muito rápido) pois o mesmo cruzou o ceu desde que apareceu no horizonte e sumiu no horizonte oposto nao demorou 10minutos, voava de noroeste para sudeste.
    E nosso nivel de vôo era de 35.000 pés, porem ele parecia voar acima de 60.000 pés. Ainda chegamos a comentar, não é um OVNI porque tem as Stroblights que piscavam rapidamente. Não poderia ser um voo do Aurora?

  26. Base aérea 51,local de pesquisas Ufológicas,militares americanos aposentados ja informaram na mídia que lá existem UFOS ou OVNIS resgatados pelos americanos e até ET´s vivos aprisionados e que possivelmente ja tenham passado informes sobre suas naves e sistemas de propulsão.
    Se voce se aproximar da cerca de proteção da base imediatamente aparecem militares de rifles em punho e se voce tentar ultrapassar será alvejado sem piedade.

  27. Como sempre se o Aurora estiver em desenvolvimento ou já estiver ativo o distinto publico só saberá de sua existência muitos anos depois de ele estar em atividade. Uma aeronave que usa scranjets (supersonic ranjets) voa a 40.000 m ( da ate pra ver a curvatura da terra) de altitude e a Mach 12 seria realmente um feito que no momento só os americanos teriam tecnologia para faze-lo.

  28. Excelente artigo, uma surpresa encontrar essa página!
    Existem muitos assuntos que poderiam ser abordados, inclusive sobre os muitos projetos brasileiros sem êxito, ainda que em essência fossem bons.
    Mas a área de comentários precisa de limpeza; muita gente sem noção estraga a página.

  29. “Pulse detonation” é uma versao ultramoderna do tipo que o V1 Alemão. Para passar à velocidades supersonicas, sem o tipico “boum”, basta estar a uma altitude nde nao tem ar, apesar fe variar, geralmente a uma altitude de 90.000 pés. Deve ser capaz de voo balistico. Agora, se acham que o Aurora é incrivel, procure o TR-33B. Este usa um sistema primitivo de antigravidade baseado num fluido ferromercurial com outros aditivos girando dentro de um torus oco com campo magnetico envolta do torus. Acelera o fluido em pulsos parar velocidades relativisticas sob pressão de 200 mil atmosferas. Produz um camo que anula 80% do peso. Turbinas dirigiveis levantam o resto até atingir velocidade de sustentação. Dirigindo o campo para frente cria uma ” descida” virtual, onde o aviao esta sempre “caindo” . Aguarde e olhe para o ceu. Um triangulo com um domo invertido embaixo de onde sai uma luz que parece uma explosao silenciosa que nao expande” se acham que é fantasia, esperem ums 20 anos e sera publico.

  30. Tudo aquilo que é segredo vira folclore e bolsa de apostas. Não se pode descosntruir o mito. Isso faria pessoas influentes perder dinheiro. Eu acredito que a Operação Cavalo de Troia de J.J.Benitez é a pura verdade…

  31. A Área 51 nada mais é que a continuidade da base nazista de Peenemunde, cujo fim destinava-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para construção de aeronaves e armas. Devido a isso, vários protótipos são testados ali, artefatos e aeronaves com tecnologias muito a frente de seu tempo, alimentando assim a imaginação dos caçadores de OVNIS quando avistam tais objetos. Na década de 50, durante a primeira onda de aparição de OVNIS, os americanos e soviéticos, de “posse” de muitos cientistas e projetos nazistas, testaram vários artefatos. Só foi julgado em Nuremberg quem não tinha utilidade para essas duas nações… Os maiores assassinos nazistas prestaram muitos serviços aos EUA e URSS depois da guerra.

  32. Rsrsrss que piada ERNESTO, vc diz que descobriu algo revolucionário e vem pedir instruções num forum? é mais fácil acreditar no papai noel, conta outra! kkkkkkkkkk

  33. Ainda bem que essa altíssima tecnologia está nas mãos “dusamericano”. Uma informação dessas deveria vir com a seguinte advertência:
    “Essa notícia faz mal à saúde de esquerdopatas”

  34. Vocês acham que se esse avião existisse, os EUA passariam uma vergonha como aquela do drone espião capturado pelo Irã? Ou aquela outra, em que a China capturou um avião espião com toda a tripulação?

  35. Eu sou um cidadão brasileiro e me considero um anti-americano.
    Pois não acredito nestes fantasmas.
    Um país onde tem racismo é um país lixo.

  36. mas o desenvolvimento de aviões hipersonicos já esta em desenvolvimento a muitos anos e não é segredo algum, aja visto o teste que foi feito a alguns anos atras

  37. Saudações: ERNESTO.
    Depende de que tipo de “coisa se trata. Uma dica: Pergunte-se se isso se encaixa mais no perfil de QUIMICA, FISICA ou BIOLOGIA. Então fica mais facil de encaminhar.

  38. Eu so faço uma pergunta: se um País que que em 1945 já tinha a bomba atômica, que muitos paises ainda tenta conseguir hoje, parou no tempo e no espaço em tecnologia de guerra? Claro que não! Os Eua tem coisas nessa área que ninguém imagina

  39. Ernesto,

    O que você descobriu? Que a mistura da farinha com água vira pirão? E a FAB vai produzir? Que você seja patriota vá lá, mas sonhador aí já é problema seu….

  40. Excelente matéria, acredito na existencia do Aurora sim. Gostei do comentário do Marcellus sobre Sacramento, Ovni, gostaria de saber mais a respeito, vou pesquisar.

  41. Em quanto milhões de pessoas pedem refúgio e passam fome o homem faz mas maquina mortal. como e triste isso!!!!

  42. A PRÓXIMA ETAPA SERÃO OS AVIÕES QUE NÃO PRECISARÃO DE PISTAS DE DECOLAGEM E POUSO, QUE VOARÃO TANTO EM BAIXA QUANTO EM GRANDES ALTITUDES, QUE FICAM PARADOS NO AR, ETC. VERDADEIRAS AVES MORTÍFERAS!

  43. Já vi um rastro como o da foto no céu sobre a Unicamp a uns 20 anos atrás. Formava bolinhas da mesma forma que a foto. Infelizmente não dá pra provar e não lembro de nenhum som. Mas não faz sentido esse avião sobrevoar Campinas nem São Paulo. Imagino que esse rastro seria algum efeito sobre trilhas de vapor de aviões comuns. Talvez até mesmo um stall de compressor em algum avião de carreira.

  44. Há quem não veja utilidade numa matéria dessas, mas só o fato de algo assim poder existir é assustador pensar no seu impacto sobre o restante do globo. É como se alguém tomasse as rédeas do mundo e decidisse quem passará fome, quem serão seus amigos e quem deverá ser seus escravos. Guerra é um assunto que todos têm de tomar conhecimento ou então que se tornem os escravos dos senhores do mundo.

  45. Nem é tão misterioso assim…. Era só um projeto conceitual para uso de motores scramjet. Ainda estão desenvolvendo, com outros nomes, mas sempre tem citação desse projeto conceitual em artigos…. Quem acompanha a ciência por trás de motores de hipervelocidade aspirados sabe. Não tem nada de segredo não – talvez dos detalhes – mas não do desenvolvimento de scramjets…..

  46. Claro que existe muitas coisas que as pessoas nem imaginam que existe. O certo que o Brasil infelizmente tem uma parafernalha de caças,fuzis…..extremamente ultrapassados. .Quem quizer espiar o Brasil,que fique a vontade. Porque estamos parados no tempo. Isso, em todos os sentidos. …Não sou pessimista nem antipatriota. …amo meu país. Sofro com ele….sempre

  47. ESSE É O MELHOR COMENTÁRIO DE TODOS OS TEMPOS!!!!
    Kkkkkkkkkkk

    “MARA
    setembro 12, 2015 at 10:47 pm
    Certinho….

    Quero saber o que muda na vida de 7bilhões de humanos, sendo que a maioria enquadra-se em: faminto, paupérrimo, muito doente, bitolado religioso, trabalhador escravo, drogado, traficante, muambeiro, político brasileiro, assistidor de novela, curtidor de moda, baladeiro, desmatador, matador de aluguel, matador de baleias e golfinhos, doentes crônicos, moribundos em geral… O que muda na vida desses seres o fato do Aurora existir ou não?? Se existir melhor e se não existir continuamos na mesma fossa séptica da humanidade”

  48. Esses bastardos, que são o braço armado da oligarquia financeira internacional, vivem usando o conhecimento cientifico para criar armas letais para invadir r tomar o que é dos outros, as riquezas alheias, não passam de bandidos de gravata, saqueadores do século 21 e até agora não vi nenhum remorso por parte deles com isso e ainda tem um bando de debeis mentais daqui falando que se deve pagar essa dívida pública escrota e ilegal a estes saqueadores, isso acontece porque o brasileiro é covarde e imbecil, na sua maioria, se acovarda e deixa que estrangeiros levem embora a sua riqueza, é inacreditável a imbecilidade nacional!!

Comments are closed.

Previous Post
A réplica do Bugatti 100P voou 76 anos após o início do projeto original (Youtube)

Avião projetado pela Bugatti em 1939 voa pela primeira vez

Next Post
A mesinhas retráteis concentram é a parte mais "poluída" no interior da aeronave (Travelmatch)

Mesa de refeições é a parte mais suja do avião, aponta pesquisa

Related Posts
Total
0
Share