Um dos últimos Boeing 727 que operavam no Brasil está se despedindo do país nesta semana com destino à África. O trijato de matrícula PR-TTW, um 727-200F, operou como cargueiro da Total Linhas Aéreas nos últimos 14 anos e está dando lugar ao 737 na frota da companhia aérea brasileira, especializada em cargas e charters.
Seu último voo foi em setembro, quando aterrissou em Florianópolis para ganhar uma revisão antes da entrega ao novo comprador.
O 727-200 Adv F, que até o mês passado pertencia à Total, entrou em operação há quase 44 anos. Seu voo inaugural, ainda como avião de passageiros, foi pela Eastern Air Lines em 21 de novembro de 1980. A companhia aérea norte-americana encerrou suas atividades em 1991 e, dois anos depois, a aeronave foi transformada em cargueiro e passou a voar pela Arrow Air, outra empresa dos EUA que já encerrou operações.
Em 1995, o 727 começou a operar pela francesa L’Aeropostale, onde permaneceu até 1999, quando foi adquirido pela vietnamita Pacific Airlines. Após apenas um ano, ganhou pintura da DHL Air e voou por ela até 2010, quando foi adquirido pela Total Linhas Aéreas.
Alagado em maio, outro Boeing 727 da Total continua em Porto Alegre
A Total ainda tem outro Boeing 727, um 2M7 Adv F com registro PR-TTP. Esse cargueiro estava no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), no dia da inundação em maio deste ano. E continua lá, já sem os motores, uma vez que teve perda total e se transformou em doadora de componentes. Esta aeronave é ainda mais antiga, de 1978, e operou por oito companhias aéreas diferentes antes da Total, que a comprou em 2008.
Um terceiro Boeing 727 da Total Linhas Aéreas, o PR-TTO, está em Vitória e vai permanecer na capital capixaba até encontrar um comprador. A companhia aérea trouxe dois 737-400 para o lugar dos veteranos, com o primeiro chegando em 2021 e o segundo em meados de 2024.