Avião chinês com motor a hidrogênio completa primeiro voo

Aeronave projetada pela Liaoning Ruixiang Aircraft usa um motor de combustão interna movido a hidrogênio
O protótipo movido a hidrogênio é baseado no avião elétrico RX4e, para quatro ocupantes (Divulgação)

Pioneira no desenvolvimento de aeronaves elétricas na China, a Liaoning Ruixiang Aircraft testou pela primeira vez no sábado (25) um avião demonstrador com motor a combustão movido a hidrogênio. O modelo, chamado RX4HE, executou o voo inaugural na província de Shenyang. Está é a primeira aeronave com essa tecnologia projetada no país.

Baseado no avião elétrico RX4e da Liaoning Ruixiang  para quatro ocupantes, o protótipo movido a hidrogênio usa um motor turbo automotivo de 2.000 cilindradas da fabricante de carros chinesa FAW adaptado para funcionar com o combustível alternativo – a FAW também estuda utilizar esse mesmo propulsor em automóveis.

De acordo com o fabricante, o RX4HE tem envergadura de 13,5 metros por 8,2 m de comprimento. O protótipo testado na China voou com um tanque de alta pressão contendo 4,5 kg de hidrogênio, que segundo a empresa dá ao demonstrador autonomia de uma hora de voo a velocidade de cruzeiro de 180 km/h.

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A Liaoning Ruixiang destacou que o motor adaptado para funcionar com hidrogênio apresenta uma eficiência térmica 43% superior ao propulsor original movido à gasolina, além de ser 40% mais potente.

O protótipo movido a hidrogênio é baseado no avião elétrico RX4e, para quatro ocupantes (Divulgação)

O projeto do RX4HE está em curso desde 2021. A Liaoning Ruixiang desenvolve o avião em parceria com várias entidades chinesas, incluindo universidades, institutos de pesquisa e a fabricante de carros FAW. A fabricante de aviões elétricos diz que o protótipo será utilizado para promover a aplicação do hidrogênio na aviação chinesa.

Fundada em 2010, a Liaoning Ruixiang Aircraft foi a primeira empresa chinesa a se aventurar no campo dos aviões elétricos. Em 2015, a fabricante obteve o certificado de tipo do regulador do país para o RX1e, um avião esportivo de dois lugares. Outro projeto da companhia é o RX4e, que voou pela primeira vez em 2021 e atualmente está em fase de homologação.

Motor de combustão interna a hidrogênio

O modelo de motorização proposto pela fabricante chinesa, que faz a queima do hidrogênio, é diferente, por exemplo, do conceito adotado pela ZeroAvia. O projeto mais recente da startup com sede nos Estados Unidos, HyFlyer II (baseado no bimotor alemão Dornier Do 228) tem um sistema propulsor que faz a conversão eletroquímica do hidrogênio, gerando energia para um motor elétrico com emissão zero – o modelo a combustão, por outro lado, tem baixa emissão.

Embora pareça uma novidade, o motor a combustão movido a hidrogênio já é bem antigo. O primeiro sistema do tipo foi o motor De Rivaz, criado pelo inventor francês François Isaac de Rivaz, em 1806. Nos últimos anos, a tecnologia vem sendo repaginada principalmente por fabricantes de automóveis, como a japonesa Mazda e a alemã BMW.

Energia H2 Gas Turbine: Embraer espera maturar a tecnologia do motor a combustão de hidrogênio até 2040 (Embraer)

O motor a combustão de hidrogênio também é estudado pela Embraer para equipar as aeronaves ecológicas da família Energia. O modelo proposto pela fabricante nessa área é o Energia H2 Gas Turbine para até 50 ocupantes, que também poderá ser abastecido com combustível de aviação sustentável (SAF). A empresa diz que essa tecnologia deve ser disponibilizada a partir de 2040.

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