Avião com formato de bala promete ser o mais eficiente do mundo

Monomotor Celera 500L da Otto Aviation voa com biocombustível e tem alcance de 8.334 km
(Otto Aviation)
Veloz e eficiente: o Celera 500L pode voar a 740 km/h e percorrer mais de 8.000 km (Otto Aviation)

Enquanto os grandes fabricantes aeronáuticos estão aguardando um momento mais oportuno para lançar novos produtos devido à pandemia do novo coronavírus, a desconhecida Otto Aviation ganhou os holofotes nos últimos dias. A empresa com sede na Califórnia anunciou recentemente o lançamento do monomotor Celera 500L, uma aeronave com um interessante design em forma de bala e que segundo o fabricante promete ser a opção mais eficiente do mundo em sua categoria.

Projetado para transportar seis passageiros, o Celera foi testado pela primeira vez há três e as primeiras unidades devem ser entregues aos clientes em meados de 2025, diz a fabricante. O avião é impulsionado por um motor a pistão V12 de 500 cavalos de potência, o suficiente para levá-lo a velocidades de até 740 km/h e percorrer incríveis 4.500 milhas náuticas (8.334 km), o que significa que ele pode viajar de uma ponta a outra dos EUA sem precisar parar para reabastecer.

No informe sobre o lançamento do avião, a Otto afirma que a aeronave consome cerca de um litro de combustível a cada 10,6 km e tem custos operacionais “surpreendentemente baixos”, de US$ 328 (cerca de R$ 1.800) por hora de voo. Não só isso, o Celera pode ser abastecido com biocombustível. O preço da aeronave ainda não foi definido.

A fabricante diz que o Celera já está adequado aos padrões de emissões poluentes do FAA (agência de aviação civil dos EUA) e ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) que serão exigidos para novas aeronaves a partir de 2031, sendo 80% mais eficiente que um avião executivo com porte semelhante.

“Nosso objetivo era criar uma aeronave privada que permitiria voos diretos entre qualquer par de cidades nos EUA a velocidades e custos comparáveis ​​às viagens aéreas comerciais”, disse William Otto, presidente da Otto Aviation. “Em muitos casos, indivíduos e famílias poderão fretar o Celera 500L a preços comparáveis ​​às tarifas aéreas comerciais, mas com a conveniência adicional da aviação privada. Acreditamos que quando o preço das viagens aéreas privadas for competitivo com as viagens aéreas comerciais, surgirá uma enorme oportunidade de mercado.”

A cabine tem espaço para até seis passageiros; fabricante também estuda uma versão de carga (Otto Aviation)

Em seu site recém-lançado, a Otto anuncia o Celera 500L como “a aeronave mais econômica em combustível e comercialmente viável que existe”. Até o momento, o primeiro protótipo do avião (ainda sem janelas) realizou 31 voos de testes para validar seu desempenho, diz a fabricante, cujos próximos passos são encontrar um local para produzir o modelo e conseguir a certificação da FAA.

“Acreditamos que a Celera 500L é a coisa mais importante que já aconteceu nas indústrias de aviação e viagens em 50 anos. Além de usar nossa aeronave para viagens de passageiros, ela também pode ser usada para operações de carga e aplicações militares. Como os resultados de nossos voos de teste de protótipo foram tão promissores, estamos prontos para trazer a Celera 500L ao mercado”, diz o comunicado da Otto Aviation.

A fabricante planeja entregar as primeiras unidades do Celera 500L em meados de 2025 (Otto Aviation)

Veja mais: TAA-1 e o plano da Toyota de fabricar aviões

 

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  1. Esse projeto e também o avião asa da KLM tem enorme potencial para virar o jogo. Me parecem ser disruptivos, não apenas mais uma das milhares de tentativas frustradas e sem futuro de inovação que se ve aos montes por ai.
    A Embraer bem que podia ser ágil e estudar e evoluir esses conceitos. Algo assim pode tirar a empresa da sinuca de bico em que se encontra.

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