Avião da Gol com internet chega ao Brasil em julho

Conexão requer antena especial na aeronave; restante da frota será convertida em MG
A instalação da primeira antena de internet via satélite no avião da Gol está sendo feita em Miami (Gol)
A instalação da primeira antena de internet via satélite no avião da Gol está sendo feita em Miami (Gol)
A instalação da primeira antena de internet via satélite no avião da Gol está sendo feita em Miami (Gol)
A instalação da primeira antena especial em um avião da Gol está sendo realizada em Miami (GOL)

Um Boeing 737-800 da companhia aérea Gol voou para Miami, nos Estados Unidos, no mês passado e até agora não voltou. Mas ele não está lá tomando sol ou fazendo compras. A aeronave, prefixo “PT-GUK”, está na fase final de certificação de sua antena de internet via satélite, que vai permitir aos passageiros navegarem na web enquanto voam.

O equipamento já foi fixado a fuselagem do avião, que neste momento passa por uma série de processos de certificação da FAA, a autoridade federal de aviação dos EUA. Paulo Miranda, diretor de produtos e experiências do cliente da Gol, revelou ao Airway que o “GUK” retorna ao Brasil em “algumas semanas”.

No entanto, mesmo com o retorno do jato ao Brasil, a conexão a bordo dos aviões da Gol deve ser ativada somente no último trimestre deste ano, como prevê Miranda.

“Depois de completar o processo de certificação da FAA, ainda temos que certificar essa mesma aeronave no Brasil com a ANAC. Paralelo a isso, também estamos realizando pesquisas com os clientes para definirmos como será esse novo serviço em nossos voos”, contou o diretor da Gol.

E a instalação é um processo complexo. “É preciso perfurar e reforçar a fuselagem da aeronave para fixar a antena. Há ainda a fiação instalada entre equipamento e a cabine de comando”, explica Miranda.

A antena escolhida pela Gol é a da Gogo Air, que também fornece esse mesmo equipamento para companhias tradicionais, como Delta, British Airways e Japan Airlines. A empresa brasileira, porém, não divulga o valor da instalação das antenas em seus Boeing 737.

O equipamento ainda precisa ser certificado nos EUA e no Brasil (GOL)
O equipamento ainda precisa ser certificado nos EUA e no Brasil (GOL)

“Até o final deste ano, nosso plano é completar a instalação da antena em até 10 aeronaves. Esse serviço será realizado em nosso centro de manutenção, no aeroporto de Belo Horizonte (MG)”, salientou o diretor da companhia. “O processo de instalação das antenas aqui no Brasil também precisa ser certificado pela ANAC”, completou.

Como vai funcionar?

Segundo Paulo Miranda, o serviço de internet nos aviões da Gol terão opções gratuitas e “provavelmente em pacotes, na versão paga com maiores possibilidades”, contou.

Além de instalar o novo equipamento, a companhia também está desenvolvendo um sistema de entretenimento com conteúdo variado (música, filmes, jogos…) que os passageiros poderão acessar, por wifi, a partir de seus smartphones e tablets. Será como uma “intranet” de bordo. “A conexão com a internet é outro produto”, explicou o diretor.

Em poucas palavras, o botão de "liga e desliga" da internet de bordo dos aviões da Gol (GOL)
Detalhes dos controles da internet de bordo na cabine de comando do avião da Gol (GOL)

Baseado em pesquisas com clientes e o desempenho da antena, Miranda afirmou que o serviço de internet a bordo poderá ter algumas restrições. “Os passageiros vão poder enviar mensagens do avião, mas serviços de voz e vídeo devem ser barrados. Em pesquisas realizadas para esse projeto, nossos clientes disseram que preferem viajar sem esse tipo de importunação a bordo”, contou.

Além de não poder enviar, por exemplo, mensagens de voz pelo whatsapp ou realizar vídeo-conferências pelo Skype, a Gol também deve barrar serviços de streaming, como Netflix e Spotfy. “Uma limitação da técnica da antena pode limitar a velocidade de serviços de streaming. Outra opção que estudamos é oferecer essa possibilidade por meio de pacotes, para não sobrecarregar o equipamento e prejudicar o restante dos usuários”, justificou o diretor da Gol.

A companhia ainda não definiu os preços do serviço de internet a bordo.

Veja mais: UberCOPTER estreia em São Paulo

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Peri Salles
Peri Salles
6 anos atrás

Provavelmente a Gol irá cobrar um preço surreal pelo acesso á internet a bordo. E como já é de praxe desta empresa, com qualidade bem duvidosa.

Emerson
Emerson
5 anos atrás

Quero ver hacker viajando e hackeando senhas e dados importantantes de usuários desprevenidos a bordo já que todos estarão em uma mesma LAN.
Cara, esquece internet e curte o voo. Desligue essa porra de celular.
A vida é muito melhor sem esses vícios de gente bitolada e cada vez mais dependente disso.

Previous Post
Do Model 40 ao jato 787, a Boeing esteve presente em praticamente todos os capítulos da história da aviação (Boeing)

Boeing celebra 100 anos de sua fundação

Next Post
O Boeing 777 com as cores da bandeira holandesa vai voar para o Rio de Janeiro (KLM)

KLM apresenta jato com nova pintura: “Orgulho Laranja”

Related Posts
Total
0
Share