Avião projetado em MG bate cinco recordes de velocidade

Monomotor Anequim projetado na Universidade Federal de Minas Gerais pesa apenas 500 kg
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)

O Anequim, avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), quebrou cinco recordes mundiais de velocidade (veja abaixo) em sua categoria (ultraleve) na Base Aérea de Santa Cruz, no último fim de semana, no Rio de Janeiro. A aeronave foi projetada e construída por uma equipe coordenada pelo professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.

Desenvolvida desde 2011, a aeronave apresenta um peso inferior a 500 quilos, já incluindo piloto e combustível. Entre as principais inovações do Anequim, cujo nome é inspirado em uma espécie de tubarão agressiva e veloz, o professor Iscold destaca a peculiaridade de ter sido integralmente projetado no computador e construído por máquinas de comando numérico.

“Uma das vantagens é que as máquinas reduzem a necessidade da habilidade manual na construção do avião. A partir do momento em que qualquer forma desenhada pode ser feita pela máquina, o limite passa a ser a criatividade”, afirma o professor.

O Anequim também é o primeiro avião brasileiro com estrutura primária feita totalmente em fibra de carbono, o que o tornou extremamente leve, rígido e forte, como explica o CEA.

“A UFMG é uma das poucas universidades do mundo em que professores ensinam a fazer aviões fazendo avião”, afirma o professor Paulo Iscold, em alusão ao fato de que o Anequim, a exemplo de seus antecessores, foi projetado e construído por equipes formadas por professores e estudantes.

Recordes do Anequim

Velocidade em techo de 3 km com altitude restrita: 521,08 km/h
Recorde anterior: 466,83 km/h

Velocidade em trecho de 15 km: 511,19 km/h
Recorde anterior: 455, 8 km/h

Velocidade em techo de 100 km: 490,14 km/h
Recorde anterior: 389,6 km/h

Velocidade em trecho de 500 km em curso fechado: 493.74 km/h
Recorde anterior: 387,4 km/h

Tempo para alcançar 3.000 metros de altitude: 2 minutos e 26 segundos
Recorde anterior: 3 minutos e oito segundos

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Esmeraldo
Esmeraldo
6 anos atrás

Parabéns. Sucesso para vocês !

Nós precisamos desse tipo de inspiração para continuarmos cada vez mais acreditando que somos capazes de buscar aquilo que sonhamos !

ernesto pichler
ernesto pichler
6 anos atrás

Se a saliência do motor ficasse mais para trás, na altura da asa, haveria vantagem estrutural resultante em menos peso e vantagem aerodinâmica por ficar a hélice com menos perturbação.

Osmar
Osmar
6 anos atrás

A engenharia brasileira demonstra sua capacidade inequivoca em inovar sempre. A UFMG torna-se ao lado da USP e UFRJ referencia em pesquisa. Parabens

Henrique
6 anos atrás

Isso não é quebrar recordes… é explodir recordes! Parabéns a UFMG, o professor Paulo e seus estudantes!

ALEX ROSA DE JESUS JUNIOR

Prezados

No caso do avião da UFMG, eles tem intenção de comercializa-lo?

at

Alex Rosa

Bruno
Bruno
6 anos atrás

Não é que ‘bateu o recorde’, DESTRUIU o recorde anterior, a diferença foi enorme. Parabéns a todos da equipe!

Isaias
Isaias
6 anos atrás

Parabens UFMG!! Precisamos de mais universidades assim Brasil afora.

Josué
Josué
6 anos atrás

Cadê os pessimistas mal humorados?

José Jean
6 anos atrás

THIAGO VINHOLES —

Saberia me informar se existe a pretensão de comercializarem esse ultraleve mineiro? A que preço? Qual o motor usado?
Abç. Obg.

Dida Barros
Dida Barros
6 anos atrás

PARABÉNS É DISSO QUE O BRASIL PRECISA, DE GENTE QUE FAÇA E NÃO DE POLITICOS

Giancarlo
6 anos atrás

Qual a fonte dos parâmetros de record, qual instituição validou este recorde?

Rodrigo De Filippo
Rodrigo De Filippo
6 anos atrás

Parabéns a toda equipe! Pena que o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica gaste tempo e dinheiro com dissertações de mestrado sobre hidrelétricas (no caso, Belo Monte) e pesquisas sobre recursos hídricos.

misael carvalhedo
misael carvalhedo
6 anos atrás

Parabéns pela Obra-Prima que voçes desenvolveram, mas, pelo pouco peso que o Anequim tem, deveriam ter adicionado um Paraquedas, que daria muito mais segurança.

Eduardo Costa
Eduardo Costa
6 anos atrás

O mineiro mais bobo inventou o avião…….

Eduardo Costa
Eduardo Costa
6 anos atrás

O Mineiro mais bobo inventou o avião……

Norival
Norival
6 anos atrás

Santos Dumont com certeza está muito feliz!
Parabéns povo brasileiro!

Goar
Goar
6 anos atrás

Orgulho dessa turma! Simplesmente um show!

Guastelli
Guastelli
6 anos atrás

Espetacular !

Parabéns e boa sorte por essa maravilha da engenharia aeronáutica !!!

Nelson
Nelson
6 anos atrás

Boas notícias como essa não aparecem na grande mídia…
Parabéns a todos os envolvidos no sucesso do projeto!!

Ricardo Almeida
Ricardo Almeida
6 anos atrás

Parabens! Precisamos ostentar isso! Mudanca de mentalidade nesse pais. Apoio a esses inventores! E’ dessas pessoas que precismaos pra seguir em frente com dignidade!

tarcisio belumat
6 anos atrás

parabens o pais merecem pessoas capazes de mudar o mundo como vcs, sucesso sempre…

ROBERTO FELIPPELLO
ROBERTO FELIPPELLO
6 anos atrás

Pelas fotos me parece que a visibilidade do piloto esta prejudicada devido saliência do motor.

Fernando Ribeiro Ito
6 anos atrás

Até que enfim uma reportagem para dar alegria para nós brasileiros,nos últimos tempos só roubalheira
Nós mostramos que somos muito bons
Esse Brasil é feito por mentes brilhantes
Acredito que muitos estão vendo essa matéria no mundo inteiro,e pensar que isso é aqui na terra do pai da aviação
Viva esse grupo
Vamos voar com essa turma
viva o voooooooooooooooooooooooooooooooo
Fernando ito

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Parece que o piloto não enxerga nada à frente …

Glayson
Glayson
6 anos atrás

Novidade Minas detonar na aviação… afinal, Santos Dumont era mineirinho, comia muito queijo com goiabada e pão de queijo, e era foda para fazer máquinas voadoras… e fazê-las voar em plena Paris do início dos anos 1900, com 1 zilhão de pessoas assistindo. Os irmão Wright tiveram que catapultar uma coisa no ar pra falar que foi o primeiro voo… e não tem registros não… kkk Aliás, Wright é nome de ladrão, juiz ladrão, inventor ladrão, etc. ..

Carlos Alexandre Noriler
Carlos Alexandre Noriler
6 anos atrás

Parabéns, uma notícia boa vindo do Brasil.

Roberto Negromonte Santos

Um bom nível das informações.Sugiro artigos sobre caças antigos famosos:Sptifire,Stuka,Thunderbolt,Mustang,Messerschimit etc..

Jorge Faria
Jorge Faria
6 anos atrás

Josue, não ha porque ser pessimista com o pessoal da UFMG, no mais, gastei todo o meu pessimismo com a Dilma e os petistas.

Ernesto
Ernesto
6 anos atrás

Parabéns UFMG, sempre acreditei no talento Brasileiro. Sempre fui Patriota e Otimista e sei que precisamos de investimentos, seriedade dos políticos e de leis que sejam respeitadas. Isso é que a mídia deveria mostrar e homenagear e não atores e gente granfina que nada fazem pelo Brasil a não ser espalhar ignorância, violência, sexo e outras porcarias. Parabéns UFMG tomara que seja Homologado logo e suas ideias sigam adiante.

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Que beleza de matéria !!! Record do que ? De onde ? Record brasileiro, record dele mesmo (versões anteriores), record mundial, mineiro ????

“Bater 5 records” por ser muita coisa ou pode ser nada !

Aldo
Aldo
6 anos atrás

Dos pessimistas eu não sei o paradeiro, mas já apareceu um excelente engenheiro de obras prontas e acabadas

Milson
Milson
6 anos atrás

Parabéns, é gostoso ver noticias como essa faz a gente esquecer de quão triste é nosso pais.

Peter Fritz Strotbek
Peter Fritz Strotbek
6 anos atrás

Sensacional o projeto… o tamanho da “aeronave” me parece de brinquedo… fiquei realmente impressionado pela relação tamanho/benefício. Me lembrou uma conhecida frase: os melhores perfumes estão nos menores frascos. Finalizando: quero muito voar nessa “porra”! rs

Marco
Marco
6 anos atrás

Parabéns pelo sucesso! Quanto mais nossos governantes nos reprimem, mais mostramos que somos capazes… Um dia a história muda!

Tetsuo Shimura
Tetsuo Shimura
6 anos atrás

Com toda sinceridade eu não vejo mérito algum exceto gastar tempo e recursos porque o quê será feito depois? Produção? Desenvolvimentos de partes e peças? E os aviônicos? Melhor seria investir em coisas úteis e de aplicação imediata para a população, coisas que os pesquisadores não sentem grandes atrativos.

Joao Carlos
Joao Carlos
6 anos atrás

O motor parece ser SUBARU.

ELISEU TEIXEIRA
ELISEU TEIXEIRA
6 anos atrás

parabens aos criadores desta arte aeronautica …me formei em eng. mecanica na ufmg(1966) e naquela epoca ja se construia planadores nas oficinas cristiano oton ie tb fui cadete da fab e louco por aeronautica fiquei imensamente feliz e orgulhoso de ter, minha mae instrutiva,u8fmg, as honrarias de tal evento …parabens mesmo.

ELISEU TEIXEIRA
ELISEU TEIXEIRA
6 anos atrás

brilhante conquistas como esta…pena que são exceçoes porque na mentalidade do pt o famoso lema da força aerea “non multa sed multum”é plenamente sibstituido por lavegem cerebral e noso universitarios saem com um mental distorcido.mentiroso e maldito
ASSIM O SR LULA DA SIVA COM SUAS FABRICA DE DOUYTORES ENLATADOS,EGUIDOS PELA DILKMA E TODA A corja petista estragam esta belissima capacidade de analizar enter e jamis admitir este regime bolivariano onde a miseria é tonica para quyem não tem poder

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Parabéns grande UFMG. Tive a honra de trabalhar sob
o comando do ilustre Eng. Cláudio Barros, no “GAIVOTA”, primeiro planador projetado e construido em MG. Isto
de 1962 a 1967 na UFMG.
Cláudio Barros era um gênio !

ELISEU TEIXEIRA
ELISEU TEIXEIRA
5 anos atrás

oi marcelo ja fazem, tantos anos que nção me lembro de mas eu tb fui da turma de 62 e me limbro que tinha um danile que trabalhava neste planador que vc falae realmento prog barros que tb foi meu prof era um proferssor e não este imbevis de hoje ke nem sabem trabalhar numa calculdora ….imgine akella alema curta.
abração
eliseu

Vanuza
Vanuza
5 anos atrás

Boa tarde! Gostaria muito de presentear meu marido, levando-o para conhecer vossa fábrica, já que a sua maior paixão é AEROMODELISMO. Como posso realizar esse sonho?

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