Avião projetado em MG bate cinco recordes de velocidade

Monomotor Anequim projetado na Universidade Federal de Minas Gerais pesa apenas 500 kg
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)
O Anequim foi projetado em computadores e tem estrutura de fibra de carbono (CEA)

O Anequim, avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), quebrou cinco recordes mundiais de velocidade (veja abaixo) em sua categoria (ultraleve) na Base Aérea de Santa Cruz, no último fim de semana, no Rio de Janeiro. A aeronave foi projetada e construída por uma equipe coordenada pelo professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.

Desenvolvida desde 2011, a aeronave apresenta um peso inferior a 500 quilos, já incluindo piloto e combustível. Entre as principais inovações do Anequim, cujo nome é inspirado em uma espécie de tubarão agressiva e veloz, o professor Iscold destaca a peculiaridade de ter sido integralmente projetado no computador e construído por máquinas de comando numérico.

“Uma das vantagens é que as máquinas reduzem a necessidade da habilidade manual na construção do avião. A partir do momento em que qualquer forma desenhada pode ser feita pela máquina, o limite passa a ser a criatividade”, afirma o professor.

O Anequim também é o primeiro avião brasileiro com estrutura primária feita totalmente em fibra de carbono, o que o tornou extremamente leve, rígido e forte, como explica o CEA.

“A UFMG é uma das poucas universidades do mundo em que professores ensinam a fazer aviões fazendo avião”, afirma o professor Paulo Iscold, em alusão ao fato de que o Anequim, a exemplo de seus antecessores, foi projetado e construído por equipes formadas por professores e estudantes.

Recordes do Anequim

Velocidade em techo de 3 km com altitude restrita: 521,08 km/h
Recorde anterior: 466,83 km/h

Velocidade em trecho de 15 km: 511,19 km/h
Recorde anterior: 455, 8 km/h

Velocidade em techo de 100 km: 490,14 km/h
Recorde anterior: 389,6 km/h

Velocidade em trecho de 500 km em curso fechado: 493.74 km/h
Recorde anterior: 387,4 km/h

Tempo para alcançar 3.000 metros de altitude: 2 minutos e 26 segundos
Recorde anterior: 3 minutos e oito segundos

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  1. Parabéns. Sucesso para vocês !

    Nós precisamos desse tipo de inspiração para continuarmos cada vez mais acreditando que somos capazes de buscar aquilo que sonhamos !

  2. Se a saliência do motor ficasse mais para trás, na altura da asa, haveria vantagem estrutural resultante em menos peso e vantagem aerodinâmica por ficar a hélice com menos perturbação.

  3. A engenharia brasileira demonstra sua capacidade inequivoca em inovar sempre. A UFMG torna-se ao lado da USP e UFRJ referencia em pesquisa. Parabens

  4. Isso não é quebrar recordes… é explodir recordes! Parabéns a UFMG, o professor Paulo e seus estudantes!

  5. Não é que ‘bateu o recorde’, DESTRUIU o recorde anterior, a diferença foi enorme. Parabéns a todos da equipe!

  6. THIAGO VINHOLES —

    Saberia me informar se existe a pretensão de comercializarem esse ultraleve mineiro? A que preço? Qual o motor usado?
    Abç. Obg.

  7. Parabéns a toda equipe! Pena que o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica gaste tempo e dinheiro com dissertações de mestrado sobre hidrelétricas (no caso, Belo Monte) e pesquisas sobre recursos hídricos.

  8. Parabéns pela Obra-Prima que voçes desenvolveram, mas, pelo pouco peso que o Anequim tem, deveriam ter adicionado um Paraquedas, que daria muito mais segurança.

  9. Boas notícias como essa não aparecem na grande mídia…
    Parabéns a todos os envolvidos no sucesso do projeto!!

  10. Parabens! Precisamos ostentar isso! Mudanca de mentalidade nesse pais. Apoio a esses inventores! E’ dessas pessoas que precismaos pra seguir em frente com dignidade!

  11. Até que enfim uma reportagem para dar alegria para nós brasileiros,nos últimos tempos só roubalheira
    Nós mostramos que somos muito bons
    Esse Brasil é feito por mentes brilhantes
    Acredito que muitos estão vendo essa matéria no mundo inteiro,e pensar que isso é aqui na terra do pai da aviação
    Viva esse grupo
    Vamos voar com essa turma
    viva o voooooooooooooooooooooooooooooooo
    Fernando ito

  12. Novidade Minas detonar na aviação… afinal, Santos Dumont era mineirinho, comia muito queijo com goiabada e pão de queijo, e era foda para fazer máquinas voadoras… e fazê-las voar em plena Paris do início dos anos 1900, com 1 zilhão de pessoas assistindo. Os irmão Wright tiveram que catapultar uma coisa no ar pra falar que foi o primeiro voo… e não tem registros não… kkk Aliás, Wright é nome de ladrão, juiz ladrão, inventor ladrão, etc. ..

  13. Um bom nível das informações.Sugiro artigos sobre caças antigos famosos:Sptifire,Stuka,Thunderbolt,Mustang,Messerschimit etc..

  14. Josue, não ha porque ser pessimista com o pessoal da UFMG, no mais, gastei todo o meu pessimismo com a Dilma e os petistas.

  15. Parabéns UFMG, sempre acreditei no talento Brasileiro. Sempre fui Patriota e Otimista e sei que precisamos de investimentos, seriedade dos políticos e de leis que sejam respeitadas. Isso é que a mídia deveria mostrar e homenagear e não atores e gente granfina que nada fazem pelo Brasil a não ser espalhar ignorância, violência, sexo e outras porcarias. Parabéns UFMG tomara que seja Homologado logo e suas ideias sigam adiante.

  16. Que beleza de matéria !!! Record do que ? De onde ? Record brasileiro, record dele mesmo (versões anteriores), record mundial, mineiro ????

    “Bater 5 records” por ser muita coisa ou pode ser nada !

  17. Sensacional o projeto… o tamanho da “aeronave” me parece de brinquedo… fiquei realmente impressionado pela relação tamanho/benefício. Me lembrou uma conhecida frase: os melhores perfumes estão nos menores frascos. Finalizando: quero muito voar nessa “porra”! rs

  18. Parabéns pelo sucesso! Quanto mais nossos governantes nos reprimem, mais mostramos que somos capazes… Um dia a história muda!

  19. Com toda sinceridade eu não vejo mérito algum exceto gastar tempo e recursos porque o quê será feito depois? Produção? Desenvolvimentos de partes e peças? E os aviônicos? Melhor seria investir em coisas úteis e de aplicação imediata para a população, coisas que os pesquisadores não sentem grandes atrativos.

  20. parabens aos criadores desta arte aeronautica …me formei em eng. mecanica na ufmg(1966) e naquela epoca ja se construia planadores nas oficinas cristiano oton ie tb fui cadete da fab e louco por aeronautica fiquei imensamente feliz e orgulhoso de ter, minha mae instrutiva,u8fmg, as honrarias de tal evento …parabens mesmo.

  21. brilhante conquistas como esta…pena que são exceçoes porque na mentalidade do pt o famoso lema da força aerea “non multa sed multum”é plenamente sibstituido por lavegem cerebral e noso universitarios saem com um mental distorcido.mentiroso e maldito
    ASSIM O SR LULA DA SIVA COM SUAS FABRICA DE DOUYTORES ENLATADOS,EGUIDOS PELA DILKMA E TODA A corja petista estragam esta belissima capacidade de analizar enter e jamis admitir este regime bolivariano onde a miseria é tonica para quyem não tem poder

  22. Parabéns grande UFMG. Tive a honra de trabalhar sob
    o comando do ilustre Eng. Cláudio Barros, no “GAIVOTA”, primeiro planador projetado e construido em MG. Isto
    de 1962 a 1967 na UFMG.
    Cláudio Barros era um gênio !

  23. oi marcelo ja fazem, tantos anos que nção me lembro de mas eu tb fui da turma de 62 e me limbro que tinha um danile que trabalhava neste planador que vc falae realmento prog barros que tb foi meu prof era um proferssor e não este imbevis de hoje ke nem sabem trabalhar numa calculdora ….imgine akella alema curta.
    abração
    eliseu

  24. Boa tarde! Gostaria muito de presentear meu marido, levando-o para conhecer vossa fábrica, já que a sua maior paixão é AEROMODELISMO. Como posso realizar esse sonho?

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