Avião projetado pela Bugatti em 1939 voa pela primeira vez

Antigo projeto da fabricante de carros esportivos foi interrompido na Segunda Guerra Mundial
A réplica do Bugatti 100P voou 76 anos após o início do projeto original (Youtube)
A réplica do Bugatti 100P voou 76 anos após o início do projeto original (Youtube)
A réplica do Bugatti 100P voou 76 anos após o início do projeto original (Youtube)
A réplica do Bugatti 100P voou 76 anos após o início do projeto original (Youtube)

Conhecida pelos automóveis de luxo dos anos 1920 e 1930, a Bugatti também projetou um avião, o Model 100P. Criado para competir em corridas aéreas, o modelo começou a ser desenvolvido em 1938 e no ano seguinte teve de ser estocado quando Alemanha invadiu a França, na Segunda Guerra Mundial. Mesmo com o final da guerra, o projeto acabou abandonado por seus criadores. Mas ele não foi esquecido pelos amantes da aviação.

Um grupo nos Estados Unidos liderado pelo piloto e engenheiro aeronáutico Scott E. Wilson retomou o sonho de Ettore Bugatti e enfim levou o Model 100P para o ar. Por meio de uma ação de crowdfund, Wilson angariou uma quantia o suficiente para fabricar uma réplica fiel do avião da Bugatti, que voou pela primeira vez no final de agosto após 76 anos de espera.

Apesar da idade avançada, o projeto do final dos anos 1930 contém linhas avançadas, com asas de enflechamento negativo, e uma concepção avançada de motorização com hélice contra-rotativas. O modelo original foi desenhado para carregar dois motores 4.5 litros de oito cilindros em linha, cada um com 450 cv. Para réplica, no entanto, não foram encontrados motores originais em condições de voltar a funcionar.

Em vez dos motores 4.5, que eram usados em carros de corrida da Bugatti nos anos 1930, o novo Model 100P ganhou um par de motores Suzuki 1.300 cc cada um com 200 cv. Esse motor é o mesmo da famosa motocicleta Hayabusa, uma das mais rápidas do mundo, e segundo os novos projetistas é mais leve e confiável que os antigos motores oito cilindros.

A réplica do avião da Bugatti decolou sem problemas e realizou um curto voo sobre a pista. No pouso, contudo, o aparelho teve problemas para frear e acabou batendo o nariz no final da pista, danificando o complexo sistema de hélices. O piloto saiu ileso.

A réplica do avião da Bugatti tem dois motores iguais ao da motocicleta Suzuki Hayabusa (Youtube)
A réplica do avião da Bugatti tem dois motores iguais ao da motocicleta Suzuki Hayabusa (Youtube)

Em 1971, o Bugatti 100P original que havia sido estocado foi restaurado nos EUA e atualmente está exposto no museu de Art Decó Mullin Automotive, em Los Angeles. Já a réplica, segundo seus criadores, seguirá em fase de testes até se tornal totalmente operacional e em seguida apresentá-lo em shows aéreos nos EUA.

Confira o vídeo da réplica do Bugatti 1ooP realizando seu primeiro voo:

Veja mais: Os estranhos e originais aviões de guerra da Suécia

Total
0
Shares
Previous Post
Boeing 777 da British Airways pega fogo no aeroporto de Las Vegas

Boeing 777 da British Airways pega fogo na pista

Next Post
Se existir, Aurora seria o segredo militar mais bem guardado da história

Aurora, o avião mais misterioso do mundo

Related Posts
Total
0
Share