Azul confirma que entregas dos jatos E195-E2 vão atrasar
Presidente da companhia reconhece que Embraer não cumprirá meta de entregar 13 jatos em 2024

Anunciado pela Azul em junho em cerimônia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o “pacote” de 13 jatos Embraer E195-E2, prometido para 2024, está com as entregas atrasadas. A informação foi confirmada pelo presidente-executivo da Azul, John Rodgerson.
O executivo afirmou que a companhia espera receber mais oito jatos ainda este ano, antes do Natal, porém as entregas só devem acontecer após a data festiva.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O atraso, segundo Rodgerson, é justificado por problemas dos fabricantes com as cadeias de abastecimento. Em outras palavras, faltam componentes para a finalização dos jatos.
A Azul tem 51 pedidos firmes junto à Embraer e espera receber de 15 a 18 aeronaves até o fim de 2025.
A declaração do presidente-executivo foi dada no mesmo dia em que a Azul anunciou um acordo com arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos.
A negociação inclui a troca de cerca de 3 bilhões de reais de dívida pela emissão de até 100 milhões de novas ações preferenciais da companhia.
A decisão fez com que os papéis da Azul (AZUL4) registrassem aumento de 21% durante as negociações da Bolsa de Valores de São Paulo na última terça-feira, 8. As ações chegaram a valer 6,99 reais.