Azul e Gol vão compartilhar voos. Início de um casamento?

Companhias aéreas anunciaram acordo de codeshare em rotas onde voam sozinhas em meio a rumores sobre uma possível união dos seus negócios
Jatos da Gol e Azul
Jatos da Gol e Azul (Alexandro Dias)

Duas das maiores companhias aéreas do Brasil, a Azul e a Gol, anunciaram um acordo de codeshare que começará a vigorar no final de junho e envolverá apenas rotas domésticas onde elas voam sozinhas.

A cooperação comercial foi revelada no final da noite da quinta-feira, 24, com o mercado financeiro já encerrado e deve repercutir nas ações hoje.

Pelo acordo, as duas transportadoras também compartilharão seus programas de milhagem Azul Fidelidade e Smiles. Segundo elas, seus clientes terão acesso a mais de 150 destinos somando a rede de voos de ambas.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Gol tem uma malha baseada em voos com o Boeing 737
A Gol tem uma malha baseada em voos com o Boeing 737

“Esse acordo vai trazer enormes benefícios para os nossos clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao Cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da GOL nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem”, disse Abhi Shah, Presidente da Azul.

“A GOL e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos Clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A GOL já oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também”, disse Celso Ferrer, CEO da GOL.

A Gol tem uma rede de voos mais consolidada em grandes aeroportos enquanto a Azul, uma malha mais ampla e que inclui voos regionais. Ainda de acordo com as duas empresas, serão criadas mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.

Airbus A320neo da Azul
Airbus A320neo da Azul: companhia pode se juntar ao Grupo Abra (Divulgação)

União entre Azul e o Grupo Abra?

O codeshare surge em meio a rumores que colocam a Azul como uma potencial nova sócia do Grupo Abra, criado pela união da Avianca, da Colômbia, e a Gol, controlada pela família Constantino, com larga experiência no transporte terrestre.

Desde janeiro, quando pediu proteção judicial contra falência em um tribunal nos EUA, o Capítulo 11, a Gol tenta renegociar suas dívidas com credores, incluindo arrendadores de quase toda a sua frota de jatos Boeing 737.

Semanas atrás, a Azul planejava fazer uma oferta para assumir a concorrente, mas até o momento isso não ocorreu.

Segundo relatos no mercado, o cenário mais provável coloca a Azul como nova sócia do Grupo Abra, mas não está claro como seria a divisão acionária e a liderança na holding.

O codeshare entre Azul e Gol lembra um acordo semelhante feito entre a Latam e a própria Azul, iniciada em agosto de 2020 durante a pandemia do coronavírus, mas que foi encerrada em maio de 2021.

Na época, a empresa aérea fundada por David Neeleman pretendia adquirir a Latam, que também estava sob o Capítulo 11.

 

Total
0
Shares
2 comments
  1. Pode até ser vantajoso para ambas mas não é uma boa notícia para quem costuma viajar pois, quanto menos empresas, maiores as chances dos preços aumentarem. Precisamos de mais empresas aéreas mas, como todos sabem, a carga tributária e trabalhista é, talvez, a mais perversa deste planeta. Não é fácil ter uma empresa neste país.

  2. Não acredito em fusão! A gol deve 20 bilhões no mercado, mas oq não se fala na mídia é que a azul deve 24 bilhões, ou seja, quem investiria numa empresa que já nasceria com 44 bi em dívidas?

Comments are closed.

Previous Post
COMAC C919 da China Eastern Airlines

Assim como Embraer, chineses também querem fabricar aviões na Arábia Saudita

Next Post
F-5M de dois assentos usado em treinamento pela Força Aérea da Espanha

Espanha vai tentar aposentar seus velhos caças F-5 novamente

Related Posts
Total
0
Share