Azul quer avião de 19 lugares: veja quais são as opções no mercado

Companhia aérea, que opera com monomotores Cessna Caravan, manifestou desejo de contar com aeronave versátil e de maior capacidade. SkyCourier, Let 410 NG e Twin Otter seriam potenciais candidatos
Cessna SkyCourier: aeronave entrou em serviço recentemente e seria uma opção natural por conta dos Caravans em serviço hoje (Montagem sobre foto de Michael Milley)

A Azul Linhas Aéreas tem sido uma empresa que se diferencia de suas duas maiores rivais, a LATAM e a Gol, por investir numa extensa malha regional e em destinos ignorados por ela. Com 154 cidades atendidas, a companhia depende da sua subsidiária Azul Conecta para chegar a tantos lugares diferentes.

Semanas atrás, a empresa recebeu mais um Cessna Grand Caravan, aeronave monomotor que tem capacidade para até nove passageiros. No entanto, a Azul admitiu que está estudando operar um avião de maior capacidade, com até 19 assentos, como revelou um executivo da empresa em entrevista à AERO Magazine.

No Brasil, a aviação regional anda bastante carente de aeronaves entre 15 e 48 assentos, a partir de onde se encontra o ATR 42. Situação diferente do passado, quando o país era atendido por aeronaves como o EMB-110 Bandeirante, o EMB-120 Brasilia, ambos da Embraer, e mesmo outros modelos menos conhecidos.

Interior do SkyCourier (Cessna)

A Azul admitiu enxergar potencial para operar um avião com 19 lugares em regiões com infraestrutura mais precária, sobretudo no Norte do país. Mas, afinal, quais aeronaves a companhia aérea poderia colocar em serviço?

Embora seja um mercado bastante restrito atualmente, os turboélices bimotores ainda persistem, como o Twin Otter 400, da VikingAir (DHC) ou o Let 410 NG, da Aircraft Industries, da República Tcheca. Mas é o novo SkyCourier, da Cessna, a grande novidade no segmento. Veja a seguir algumas características desses aviões:

Cessna 408 SkyCourier

O SkyCourier é uma espécie de irmão maior do Caravan, com uma proposta parecida que inclui uma configuração de asa alta, trem fixo e confiáveis motores PT6. A aeronave entrou em serviço em maio em sua versão cargueira com a FedEx, mas possui uma configuração para passageiros bastante interessante, com 19 assentos em fileiras de três poltronas e uma ampla cabine com 1,8 metro de altura.

A aeronave da Cessna tem boa autonomia, velocidade e é hoje a maior da categoria. Porém, precisa de pistas um pouco maiores de que seus concorrentes. Por outro lado, o SkyCourier possivelmente facilitaria sua operação por ter muito em comum com o Caravan.

VikingAir (DHC) Twin Otter 400

O veterano turboélice Twin Otter é conhecido pelo desempenho em pistas curtas e despreparadas. Utiliza os motores PT6 da Pratt & Whitney Canada além de ser bastante leve e versátil. Peca contra ele a cabine mais restrita, com apenas 1,5 metro de altura. A aeronave canadense também é a mais lenta e de menor alcance.

Configuração de cabine do Twin Otter (VikingAir)

Aircraft Industries Let 410 NG

O Let 410, desenvolvido originalmente pela Let Kunovice, desde 2005 Aircraft Industries, é uma aeronave conhecida no Brasil por ter operado em algumas regionais anos atrás. A versão NG, no entanto, recebeu várias melhorias e equipamentos ocidentais como os motores GE H85-200, suíte de aviônicos Garmin 3000 e modificações no projeto como maior espaço para bagagem, nova asa e nariz mais longo.

O Let 410 NG possui maior autonomia que seus antecessores e uma velocidade de cruzeiro de 417 km/h. O teto de serviço, no entanto, é de apenas 6.100 metros, mas o turboélice é capaz de operar em pistas curtas e possui uma cabine bastante espaçosa.

A seção transversal do Let 410 NG comparada a outros rivais (AI)

Na medida para o ATL-100

Ainda na fase de projeto, o turboélice nacional ATL-100, da Desaer, também seria um possível candidato caso estivesse disponível a curto prazo. Mas a aeronave que será produzida em Araxá, Minas Gerais, ainda deve levar bastante tempo para chegar ao mercado.

Suas características o colocariam entre os melhores aviões disponíveis, com velocidade elevada, peso máximo de decolagem de 8.618 kg e alcance de 3.700 km, segundo dados preliminares.

Quem sabe no futuro, o ATL-100 não poderá assumir o papel de integração nacional do pioneiro Bandeirante?

Desaer ATL-100
A versão comercial do ATL-100 é projetada para transportar 19 passageiros (Divulgação)

Veja a ficha técnica dos três modelos citados:

Modelo SkyCourier Twin Otter L 410 NG
Fabricante Cessna DHC (Viking Air) Aircraft Industries
Motor PT6A-65SC PT6A-34 GE H85-200
Capacidade até 19 passageiros até 19 passageiros até 19 passageiros
Comprimento 16,8 m 15,77 m 15,07 m
Envergadura 22,02 m 19,8 m 19,48 m
Altura 6,3 m 5,94 m 5,97 m
Peso máximo de decolagem 8.618 kg 5.670 kg 7.000 kg
Distância de decolagem 1.116 m 454 m 590 m
Distância de pouso 917 m 460 m 600 m
Velocidade 389 km/h 337 km/h 417 km/h
Teto de serviço 7.620 m 7.620 m 6.100 m
Autonomia 1.704 km 1.435 km 2.570 km
Carga paga 2.268 kg 1.842 kg (185 km) 2.300 kg
Volume da cabine 10,87 m³ 17,9 m³
Comprimento da cabine 7,1 m 5,61 m
Altura da cabine 1,8 m 1,5 m 1,65 m
Largura da cabine 1,88 m 1,75 m 1,87 m

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  1. Pessoal, está constando na tabela (ao fim da matéria) que o Sky é fabricado pela Embraer. No mais, sempre interessantes as matérias publicadas, continuem o bom trabalho. Um abraço.

  2. QUEM ANTES DA PANDEMIA DESPREZOU A AVIAÇÃO REGIONAL FOI SEMPRE A LATAM , O GOL COMEÇOU JUAZEIRO DO NORTE ENTRE OUTROS DESTINOS , HOJE A LATAM VOA ATÉ PARA SINOP ONDE SOMENTE AZUL E GOL VOAVAM

  3. o twin otter é um clássico desbravador de lugares inóspitos..ele chega e sai de onde muitos n se atrevem nem a sobrevoar..porém muito desconfortável..se o brasileiro reclamava do bandeirante…imagina do coitado e jurássico twin otter…mas a sua operação e imbatível..do Nepal a Patagônia..não tem pra ninguém..

  4. So um detalhe, república Tcheca mudou seu nome a anos já, atualiza a matéria pro nome correto. Tchequia

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