A Azul anunciou o seu retorno para Porto, segunda maior cidade de Portugal, a partir do dia 4 de junho.
Os voos sairão de Recife duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras como AD8002, saindo às 18h30 e com chegada em Porto às 06h30 do dia seguinte. O retorno ocorre como AD8003 às quintas-feiras e domingos, com saída às 10h00 de Porto e chegada na capital pernambucana às 14h05.
Em 2019, a companhia aérea operou voos para Porto, mas a partir de Campinas, que logo se tornou diário, mas que foi suspenso com a epidemia da COVID-19 em 2020. Os voos já constam a venda no site da companhia aérea.
Recife é o terceiro maior hub da Azul depois de Campinas e Belo Horizonte e possui ligações com 34 cidades, sendo três internacionais: Montevidéu, Orlando e Fort Lauderdale, sendo que este último será cancelado pela empresa em 25 de maio.
Atualmente a TAP é a única que liga Recife com Portugal, com dois voos diários com o A321LR e A330.
Porto se torna a terceira cidade europeia a ter voos da Azul, junto com Lisboa e Paris. É a primeira rota para a Europa da empresa fora de Campinas, e a primeira ligação direta entre Recife e Porto. O anuncio vem dias depois que a LATAM anunciou o sazonal Fortaleza-Lisboa.
Parceria com a Euro Atlantic
O detalhe curioso deste voo é que será operado em regime de wet-lease com os Boeing 767-300ER da Euro Atlantic Airways, com capacidade para 259 passageiros, sendo 14 na executiva. O motivo de utilizar os voos da Euro Atlantic é devido à falta de disponibilidade de aeronaves A330 na Azul atualmente.
Não é a primeira vez que a Azul recorre à empresa portuguesa para seus voos. Entre 20 de dezembro de 2024 e 15 de janeiro de 2025, a Azul alugou os Boeing 777-200ER dela para a rota Campinas-Lisboa.
