Força Aérea dos EUA perto de receber último tiltrotor CV-22 Osprey
Conclusão da última aeronave marca o fim de um programa de 56 unidades dedicado a missões de operações especiais

A Bell e a Boeing estão se aproximando da conclusão da montagem do último CV-22 Osprey encomendado pela Força Aérea dos EUA (USAF), marcando o fim oficial da produção da variante desenvolvida especificamente para missões de operações especiais de longo alcance.
A última aeronave está atualmente em fase de montagem final na unidade de produção de tiltrotores da Bell em Amarillo, Texas, e a entrega está prevista para os próximos meses.
Com esta entrega, a USAF encerrará seu programa de aquisição do CV-22, que consistia em 56 aeronaves. A Força Aérea se tornará a primeira das três forças armadas dos EUA que operam o V-22 a concluir seu pedido.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Ao atingirmos este marco na produção do CV-22, embarcamos no próximo capítulo de nossa jornada, na transição da produção em larga escala para a sustentação de toda a frota”, disse Eldon Metzger, diretor do programa V-22 da Bell.

Otimizado para Operações Especiais de Longo Alcance
O CV-22 é uma variante modificada do V-22 Osprey, uma aeronave tiltrotor desenvolvida pela Bell em parceria com a Boeing, que combina capacidade de decolagem e pouso verticais com o desempenho de cruzeiro de uma aeronave turboélice.
A variante da Força Aérea inclui capacidade de combustível expandida e sistemas de navegação avançados, permitindo missões de infiltração e extração profundas para as forças de operações especiais dos EUA.
Uma das missões mais notáveis da aeronave foi o resgate noturno de reféns de maior distância da história militar dos EUA, realizado na África em 2020 pela 58ª Ala de Operações Especiais da USAF.

Produção continua para a Marinha e os Fuzileiros Navais
Enquanto o programa da Força Aérea está sendo encerrado, a Bell continua produzindo o MV-22 para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, com cerca de 348 unidades já em serviço.
Além disso, a versão CMV-22B está sendo construída para a Marinha dos EUA, substituindo o Grumman C-2A Greyhound, de longa data, na função de entrega a bordo (COD) em porta-aviões. A produção do CMV-22B deve continuar até o final de 2027.
Apesar de sua versatilidade operacional, o programa V-22 tem enfrentado desafios técnicos e de segurança constantes. Em 2023, a queda de um CV-22 na costa do Japão resultou na morte de oito aviadores americanos. A frota de tiltrotores sofreu diversas paralisações ao longo dos anos devido a problemas mecânicos, incluindo um quase incidente no Novo México no final de 2024.

De acordo com a Aviation Safety Network, o V-22 esteve envolvido em 36 acidentes entre 1991 e 2022. Em resposta, o Departamento de Defesa dos EUA lançou duas novas iniciativas em 2025 com o objetivo de melhorar a confiabilidade do sistema de caixa de engrenagens e redesenhar um componente-chave conhecido como conjunto de eixo de entrada.
FLRAA
Com a produção do Osprey diminuindo em Amarillo nos próximos 18 meses, a Bell está se preparando para mudar o foco para o tiltrotor de próxima geração para o Exército dos EUA, no âmbito do programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA). Seis protótipos da nova aeronave tiltrotor estão atualmente sob contrato, com produção inicial em baixa escala prevista para começar em 2030.
A entrega final do CV-22 marca o fim de quase duas décadas de produção da frota especializada de Ospreys da USAF — um marco significativo na aviação militar moderna.