O novo 737 MAX é 20% mais eficiente em consumo de combustível (Boeing)

O novo 737 MAX é 20% mais eficiente em consumo de combustível comparado a geração anterior (Boeing)

A Boeing entregou nessa quinta-feira (29) os dois primeiros jatos 737 MAX 8 a companhia aérea Norwegian, da Noruega. A empresa é o operador de lançamento da nova geração da aeronave na Europa e também o primeiro cliente “famoso” do novo jato, que estreou em maio com a desconhecida Malindo Air, da Malásia.

“Esta aeronave nos permite abrir novas rotas ainda não servidas e oferecer aos nossos clientes americanos e europeus opções de tarifas mais acessíveis em voos transatlânticos. Também proporcionará aos nossos passageiros uma experiência a bordo mais silenciosa, enquanto reduz significativamente o uso de combustível e as emissões de dióxido de carbono”, declarou Bjørn Kjos, CEO da Norwegian.

Os primeiros 737 MAX da empresa norueguesa serão operados em voos transatlânticos entre o norte da Europa e a costa leste dos Estados Unidos. O novo jato da Boeing na versão MAX 8 tem alcance de 6.510 km, ante os 5.400 km de seu equivalente da geração anterior, o 737-800 “Next Generation”.

“O 737 MAX 8 é uma adição significativa à frota da Norwegian, permitindo que a companhia aérea inicie o próximo capítulo em sua incrível história de crescimento de viagens de baixo custo e de longa distância”, disse o presidente da Boeing Commercial Airplanes, Kevin McAllister.

A Norwegian possui um pedido para 108 jatos 737 MAX 8.

Nova geração

As principais novidades do 737 MAX são os motores LEAP-1B, da CFM Internacional, e winglets reformulados nas pontas das asas. Segundo a Boeing, essas tecnologias proporcionam um consumo de combustível 20% inferior ao da geração anterior, o 737 “Next Generation”. A fabricante americana ainda destaca que o novo modelo é 8% mais eficiente que o rival A320neo.

O desenvolvimento da série MAX, a quarta geração do 737, foi iniciado em 2011 e o jato voou pela primeira vez em janeiro de 2016. Além do 737 MAX 8, a nova família de aeronaves de um corredor da Boeing ainda compreende as versões 737 MAX 7 e 737 MAX 9. A fabricante também confirmou recentemente o desenvolvimento do 737 MAX 10, a maior versão do 737 já proposta, para até 220 passageiros.

A Boeing já tem uma lista com mais de 3.600 encomendas pelo 737 MAX, de 83 clientes do mundo todo. No Brasil, o modelo foi encomendado pela Gol, com previsão de entrega para julho de 2018.

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