Boeing 767-300 da United teve fuselagem amassada após ‘pouso duro’ em Houston no mês passado

Aeronave oriunda de Newark bateu o trem de pouso dianteiro três vezes com elevada força, o que provocou danos na parte superior da fuselagem, relatou o NTSB
A fuselagem do 767 ficou amassada, tamanha a violência do choque na pista (United via NTSB)

Um Boeing 767-300 da United Airlines que teve um pouso anormal em 29 de julho no Aeroporto de Houston sofreu danos consideráveis em sua estrutura a ponto de a fuselagem amassar na seção frontal.

Uma imagem do estrago foi disponibilizada pelo NTSB (National Transportation Safety Board/Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) em um relatório preliminar divulgado recentemente.

Nela é possível notar que a chamada coroa da fuselagem superior aparece bastante danificada. A aeronave está parada no aeroporto desde então enquanto a investigação sobre o ocorrido é feita.

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De acordo com o NTSB, o Boeing 767-300 sofreu três batidas com força no trem de pouso dianteiro, com força equivalente a 1,4 g, 1,6 g e novamente 1,6 g quando o widebody acabou “quicando” durante a tentativa de frenagem.

A tripulação alegou que o pouso transcorreu normalmente até o toque das rodas principais do trem de pouso. O primeiro oficial, que estava no comando, disse ter mantido o nariz do jato levantado, mas que mesmo assim o avião bateu com força na pista.

O Boeing ainda acertou a pista duas vezes com força antes que conseguisse reduzir a velocidade. Em seguida, o comandante assumiu o controle e o 767 taixou normalmente até a posição de parada.

Boeing 767-300 da United (Anna Zvereva)

“Uma revisão preliminar do gravador de dados de voo (FDR) revelou que após o toque inicial em ambas as rodas principais, o avião rolou para a esquerda e o trem principal direito levantou da superfície da pista. Posteriormente, a roda do nariz tocou com uma força gravitacional equivalente (g) de cerca de 1,4 g e saltou”, escreveu o NTSB.

“Os freios de velocidade foram acionados e a roda do nariz atingiu a pista uma segunda vez com uma força de cerca de 1,6 g, seguida por outro salto. O reversor de empuxo direito (TR) foi acionado e a roda do nariz atingiu a pista novamente com uma força de cerca de 1,6 g seguido pela implantação do TR esquerdo,” acrescentou o texto.

A despeito da situação de risco, os 202 passageiros e tripulantes saíram ilesos.

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