Boeing e NASA se unem para projetar avião de baixa emissão com design exótico

Conceito Transonic Truss-Braced Wing promete uma redução de até 30% no consumo de combustível comparado a aeronaves com design tradicional
Conceito de aeronave com asa treliçada transônica promete reduzir o consumo de combustível de aviões de um corredor (Boeing)

No que depender da Boeing e da NASA, a próxima geração de aviões comerciais de um corredor terá um design bastante exótico, mas altamente eficiente em termos de consumo de combustível. Nesta semana, a agência espacial dos EUA concedeu um contrato à fabricante para desenvolver e testar o projeto Demonstrador de Voo Sustentável.

Trabalhando em parceria, a NASA e a Boeing planejam construir uma aeronave demonstradora de tecnologia em escala real baseada no conceito Transonic Truss-Braced Wing (Asa Treliçada Transônica, em tradução livre). Trata-se de um avião bimotor a jato com asas extralongas e finas sustentadas por escoras diagonais.

O projeto, que vem sendo estudado pela Boeing há alguns anos, propõe em uma aeronave “muito mais eficiente em termos de consumo de combustível” comparado a uma aeronave com formato tradicional, explica a NASA. O desenho diferenciado das asas reduz o arrasto aerodinâmico, resultando numa diminuição de até 30% na queima de combustível, segundo a agência espacial.

“A NASA ousou ir mais longe, mais rápido, mais alto. E ao fazer isso, a NASA tornou a aviação mais sustentável e confiável. Está em nosso DNA”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “É nosso objetivo que a parceria da NASA com a Boeing para produzir e testar um demonstrador em grande escala ajude a criar futuros aviões comerciais mais eficientes em termos de combustível, com benefícios para o meio ambiente, a indústria da aviação comercial e passageiros em todo o mundo. Se formos bem-sucedidos, poderemos ver essas tecnologias em aviões que o público levará aos céus na década de 2030.”

Bill Nelson, administrador da NASA, com uma maquete do conceito Transonic Truss-Braced Wing da Boeing (NASA)

Num período de sete ano, a NASA investirá US$ 425 milhões no projeto, enquanto a Boeing e seus parceiros contribuirão com o restante do financiamento, estimado em cerca de US$ 725 milhões.

A NASA planeja concluir os testes do conceito com asas diferenciadas até o final da década de 2020. As tecnologias e designs demonstrados no programa servirão de base para decisões da indústria sobre a próxima geração de aeronaves de corredor único que podem entrar em serviço na década de 2030.

“A NASA está trabalhando em direção a uma meta ambiciosa de desenvolver tecnologias revolucionárias para reduzir o uso de energia e as emissões da aviação nas próximas décadas em direção a uma meta da comunidade da aviação de emissões líquidas de carbono zero até 2050”, ressaltou Bob Pearce, administrador associado da NASA na Direção Aeronáutica de Missões de Investigação. “O Transonic Truss-Braced Wing é o tipo de conceito transformador e investimento que precisaremos para enfrentar esses desafios e, criticamente, as tecnologias demonstradas neste projeto têm um caminho claro e viável para informar a próxima geração de aeronaves de corredor único.”

Modelo em escala do Transonic Truss-Braced Wing em testes de túnel de vento; Boeing e NASA trabalham no projeto desde 2017 (NASA)

Os testes com o Demonstrador de Voo Sustentável é um dos primeiros desenrolamentos do Plano de Ação Climática da Aviação dos EUA, que pretende atingir emissões líquidas de zero carbono no setor aéreo até 2050. Essa mesma meta também foi estabelecida pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Boeing tem avançado em uma estratégia de sustentabilidade multifacetada, incluindo renovação de frota, eficiência operacional, energia renovável e tecnologias avançadas para apoiar o Plano de Ação Climática da Aviação dos EUA e atingir o objetivo da indústria de emissões líquidas zero de carbono até 2050. O Demonstrador de Voo Sustentável se baseia em mais de uma década de investimentos da NASA, da Boeing e de nossos parceiros da indústria para ajudar a alcançar esses objetivos”, concluiu Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing.

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