Boeing espera certificação do 737 MAX 7 e 10 no final do ano, diz CEO

Kelly Ortberg também se mostrou otimista com programa 777X em entrevista à Aviation Week

Boeing 737 MAX 10
Boeing 737 MAX 10 (Ricardo Meier)

Após anos de sucessivas crises, a Boeing parece ter entrado numa fase de conquistas. A gigante aeroespacial dos Estados Unidos conquistou novos e importantes contratos como o caça de 6ª geração F-47, da Força Aérea dos EUA, e vê progressos até mesmo no novo Air Force One, o avião presidencial norte-americano.

Mas é na divisão comercial que as coisas parecem se ajeitar finalmente. De volta à uma taxa mensal de 38 aviões 737 MAX em produção, a Boeing também evolui na certificação do widebody 777X, que deve ser aprovado até o final deste ano.

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É quando Kelly Ortberg, CEO da empresa desde agosto passado, espera que outros dois aviões comerciais há muito esperados recebam suas certificações de tipo.

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Keely Ortberg, CEO da Boeing (Boeing)

Em entrevista à Aviation Week, o ex- chefe da Rockwell Collins afirmou que acredita que o 737 MAX 7 e o 737 MAX 10 serão liberados para início de entregas ainda em 2025. “Assim, podemos começar as entregas do -7 e do -10, dois aviões que são muito, muito importantes para nossos clientes e nossa carteira de pedidos”, disse ele.

Os três aviões, que estão atrasados há anos, acumulam um grande número de pedidos. O menor 737-7 tem 332 encomendas enquanto o 737-10, com capacidade para até 230 assentos, quase 1.200 aviões vendidos.

Boeing 777-X (LunchWithaLens)

O 777X soma 419 pedidos sem contar alguns contratos recentes como o fechado com a Qatar Airways recentemente.

Por conta da enorme demanda represada, Ortberg não vê pressa em buscar uma nova geração de aeronave de fuselagem estreita.

Quando perguntado sobre o congelamento no projeto do X-66, uma aeronave que testaria o conceito de asa treliçada transônica, ele considerou que o projeto em conjunto com a NASA poderia levar a investir recursos “em um protótipo de avião que não está nos dando o que precisamos em termos de desenvolvimento tecnológico.”

O chefe-executivo, em vez disso, aposta que na atualização das aeronaves existentes como a instalação de novos motores e novos capacidades.

Boeing 737 MAX 7
O 737 MAX 7 deve entrar em serviço em 2024 (Anna Zvereva)

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